¨Ouvido biônico¨ agora é credenciado pelo SUS


27 de novembro de 2009


Ministério da Saúde autoriza HC/UFMG a realizar a cirurgia para implante coclear pela rede pública de saúde. Conquista coincide com evento que reunirá
em dezembro pacientes atendidos pelo Programa de Saúde Auditiva.

O Hospital das Clínicas da UFMG acaba de ser credenciado para realizar cirurgias de implante coclear. Assinada no dia 25/11, última quarta-feira, pelo Secretário de Atenção à Saúde do Ministério de Saúde, Alberto Beltrame, a Portaria nº 418 que autoriza a realização do procedimento pelo HC/UFMG foi publicada ontem, dia 26 de novembro, no Diário Oficial da União.

Conhecido popularmente como “ouvido biônico” a técnica permite, na maioria dos casos, que pacientes com surdez profunda bilateral recuperem a audição. A cirurgia está indicada para crianças pré-linguais – que ainda não aprenderam a falar – até três anos de idade e para crianças e adultos pós-linguais que perderam a audição repentinamente.

Segundo o coordenador do Centro de Referência do Serviço de Alta Complexidade em Saúde Auditiva, Celso Becker, “a grande maioria dos casos têm boa resposta pós-cirúrgica e mesmo os pacientes que não recuperam completamente a audição restabelecem o convívio social e a comunicação após a cirurgia e a posterior reabilitação feita pela equipe multiprofissional”.

Até agora os pacientes que procuravam o serviço do HC/UFMG com indicação para a cirurgia tinham que ser encaminhados para Campinas e São Paulo para realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde.

Com o credenciamento, o HC/UFMG será o único centro em Belo Horizonte a realizar o procedimento na rede pública de saúde. Na rede particular, o implante coclear é um procedimento de alto custo. Só o aparelho custa, em média, R$ 60 mil, fora o valor a cirurgia em si.

O tratamento dos pacientes no HC/UFMG será via Central de Marcação de Consultas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes devem procurar o Centro de Saúde mais próximo de suas casas e a partir da avaliação inicial será feito o encaminhamento.

A cirurgia dura duas horas, aproximadamente, e permite uma boa recuperação do paciente. Normalmente o paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte. O aparelho, no entanto, só é ativado após um mês do procedimento.

Depois da cirurgia, os pacientes precisam ser submetidos à reabilitação da fala com fonoaudiólogos. Uma equipe multidisciplinar – formada por fonoaudiólogos, psicólogos, neurologista e assistente social – ainda acompanha o paciente antes e durante o tratamento para sua completa adaptação, avaliação audiológica e reabilitação auditiva.

Evento irá reunir pacientes da equipe
Para melhor esclarecer a população sobre a cirurgia de implante coclear o Centro de Referência do Serviço de Alta Complexidade em Saúde Auditiva realiza no dia 11 de dezembro, de 8 às 12 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, o 1º Encontro de Pacientes, Familiares e Equipe do Programa de Atenção à Saúde Auditiva do Hospital das Clínicas da UFMG.

Esta será também uma oportunidade para reforçar as orientações necessárias para os pacientes que recebem aparelho auditivo e orientar sobre o acesso ao divulgar o serviço para os interessados.

A expectativa é contar com a presença de 500 participantes, entre pacientes, familiares, equipe e interessados. O HC/UFMG atende mensalmente 115 novos pacientes com indicação para utilização de aparelho auditivo, público potencial interessado na iniciativa.

Os interessados em participar podem fazer inscrição no dia no evento, que é gratuito.

Programação
8h Inscrições
8h e 30 Abertura
8h e 40 Realizações e desafios do Hospital das Clínicas no Programa de Atenção à Saúde
8h e 55 Mesa redonda: O programa de atenção à saúde auditiva
9h e 25 Depoimento de pacientes e familiares
9h e 40 Aparelhos auditivos: o que são e como funcionam?
10h e 20 Coffe break
10h e 50 Mesa redonda: O papel da assistência social e da psicologia
11h e 10 Recebi meu aparelho auditivo. E agora?
11h e 30 O implante coclear
11h e 45 Reabilitação auditiva: Aprendendo a ouvir com os aparelhos auditivos
12h Sorteio de brindes

Mais informações: (31) 3409 9611

Redação: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG.