105 anos: por Geraldo Brasileiro Filho

29 de fevereiro de 2016 -

Atuando na Faculdade desde 1971, Brasileiro ressalta avanços e aponta novos passos para a Instituição

No próximo dia 5 de março, a Faculdade de Medicina da UFMG comemora 105 anos de existência. Todos os alunos, professores, técnico-administrativos e colaboradores fazem parte dessa história. Por isso, alguns representantes desses setores foram convidados a dar depoimentos e contar um pouco sobre suas experiências na Faculdade e as perspectivas para o futuro.

O diretor Geraldo Brasileiro Filho (2002-2006) graduou-se em Medicina pela Faculdade em 1975 e fez parte das últimas turmas que fizeram o curso em cinco anos, quando o currículo da graduação era, em boa parte, teórico e com poucas oportunidades de atuação com pacientes.

O professor Geraldo Brasileiro Filho foi diretor da Faculdade de 2002 a 2006.

“A partir de 1973, a graduação passou a ter duração de seis anos. A formação médica passou a ter como objetivo ampliar o enfoque no processo saúde-doença e na saúde coletiva e desenvolver atividades práticas nos diferentes ambientes em que o médico atua. Para isso, foi muito importante a criação de internatos nas áreas básicas da Medicina. Tínhamos como professores as maiores autoridades regionais ou nacionais em suas áreas, o que nos despertou imenso interesse e dedicação. Dos cerca de 160 formandos da nossa turma, 21 tornaram-se professores da Faculdade e muitos são docentes até hoje.

No meu período de gestão, a Faculdade fortaleceu as relações com outras instituições (dentro e fora da UFMG), ampliou as atividades de pesquisa e pós-graduação e avançou nas atividades gerenciais e administrativas. Entre outras, criamos a Superintendência Administrativa e o Centro de Graduação (Cegrad), que passou a desenvolver todas as atividades de registro acadêmico das atividades de graduação dos cursos da Faculdade.

Como parte da sua longa tradição na formação médica, tivemos também forte e decisiva participação na formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina aprovadas em 2001, na discussão nacional sobre a abertura de novos cursos de Medicina e a avaliação de cursos médicos. Também participamos ativamente dos debates sobre revalidação de diplomas de médicos obtidos no exterior, em que hoje a UFMG ocupa posição de destaque nacional.

Outros fatos marcantes foram a aprovação e a implantação do curso de Fonoaudiologia, em 2000, e a criação do Núcleo de Apoio ao Estudante da Faculdade de Medicina (Napem) em 2005.

A nossa centenária e gloriosa Faculdade de Medicina da UFMG chega a essa idade com muitas e boas realizações, dignas de serem celebradas. Não tenho dúvidas de que ela cumpriu bem o papel que se espera das boas instituições de ensino, especialmente públicas.

Mas desafios não faltam. A área da saúde demanda continuamente novas ideias, novos procedimentos e novas ações. Como no caso do atual desafio contra o zika vírus: como a Faculdade pode contribuir? Não temos obrigação de dar respostas a todos os problemas da sociedade, mas temos o dever de buscar, com o melhor da nossa capacidade, soluções viáveis para tantos problemas que nos afligem.

Considero importante que a instituição continue atuando na formação de bons profissionais, na realização de pesquisas e no aprimoramento dos processos de gerenciamento interno. Também na ampliação das ações de extensão universitária e no fortalecimento das parcerias com outras unidades da UFMG, em particular o Hospital das Clínicas e o Instituto de Ciências Biológicas”.

Selo comemorativo

SELO_105_FACULDADE_MEDICINA1Para marcar os 105 anos da Faculdade de Medicina da UFMG, um selo comemorativo foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Instituição para ser utilizado em suas peças gráficas de eventos. O manual de aplicação está disponível através do site ACS da Faculdade (CLIQUE AQUI). Os interessados também podem baixar a imagem como fundo de tela para o computador.