105 anos: por Marcos Borato Viana

26 de fevereiro de 2016 -

Professor emérito da UFMG, Marcos Borato Viana discorre sobre sua história na Faculdade de Medicina

No próximo dia 5 de março, a Faculdade de Medicina da UFMG comemora 105 anos de existência. Todos os alunos, professores, técnico-administrativos e colaboradores fazem parte dessa história. Por isso, alguns representantes desses setores foram convidados a dar depoimentos e contar um pouco sobre suas experiências na Faculdade e as perspectivas para o futuro.

O diretor Marcos Borato Viana (1998-2002) conta com orgulho sua trajetória na instituição, pela qual recebeu o título de professor emérito da UFMG. Borato também coordena a Assessoria de Pesquisa do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), projeto de extensão da Faculdade de Medicina.

IMG_5823“Em relação à minha atual idade, quase três quartos da minha vida encontram-se estreitamente ligados à Faculdade. Entrei como aluno do curso de Medicina aos 18 anos e até hoje sou professor que a ela se dedica, integralmente. Fui professor na graduação da Pediatria de 1971 a 2010, quando me aposentei. Atualmente meu vínculo profissional é com a pós-graduação, já tendo orientado mais de 40 mestres e doutores em toda a minha vida acadêmica.

Da Faculdade, recebi o título de Professor Emérito em 2011, do qual muito me orgulho. Tive a honra de ser seu diretor no período de 1998 a 2002 e, a seguir, vice-reitor da UFMG entre 2002 e 2006. Tive o privilégio de viver intensamente e colaborar ativamente na reforma curricular do curso de Medicina nos anos 1970. O currículo da UFMG tem sido considerado pelos historiadores da Medicina Brasileira como precursor do que existe de mais avançado no paralelismo que deve existir entre necessidades de saúde da população e formação médica.

Os principais desafios da Faculdade para os anos vindouros são manter sua qualidade na formação médica, aprimorando o modelo implantado nos anos 1970, e internacionalizar-se, recebendo e enviando alunos de graduação e pós-graduação para todos os continentes. Julgo, também, que as ligações da Faculdade com outras escolas e institutos da UFMG devam ser incentivadas ainda mais, para que a pesquisa, ensino e extensão sejam atividades interdisciplinares que enriqueçam a formação e a produção científica de seus alunos e dos alunos de outras unidades acadêmicas.”

Selo comemorativo

SELO_105_FACULDADE_MEDICINA1Para marcar os 105 anos da Faculdade de Medicina da UFMG, um selo comemorativo foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Instituição para ser utilizado em suas peças gráficas de eventos. O manual de aplicação está disponível através do site ACS da Faculdade (CLIQUE AQUI). Os interessados também podem baixar a imagem como fundo de tela para o computador.