Mostra premiará experiências exitosas em Atenção Primária

Público poderá eleger um dos 16 vídeos disponíveis no site do evento

24 de junho de 2019 - , , , ,

A partir desta quarta-feira, 26 de junho, até 3 de julho, acontece a “2ª Mostra de Atenção Primária à Saúde”, que premiará vídeos produzidos pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG com relatos de experiências positivas no âmbito da Atenção Primária. Além da votação aberta ao público, que pode ser realizada no site do evento, os vídeos também serão avaliados por um júri integrado por professores e profissionais municipais e estaduais de saúde.

A premiação será realizada em 3 de julho, às 11h30, no Salão Nobre da Faculdade. A cerimônia é gratuita e aberta ao público externo. A Mostra faz parte das disciplinas de Introdução à Atenção Primária à Saúde I, II e III, que têm como campo de prática as unidades básicas de saúde.

Durante a Mostra, os vídeos também ficarão expostos em telas eletrônicas no saguão da Faculdade, assim como as fotos dos centros de saúde onde as atividades práticas dos alunos se realizam. As produções contam com apresentação da temática abordada, a descrição e detalhamento da experiência e uma reflexão sobre a contribuição para a Atenção Primária. Os relatos têm duração máxima de cinco minutos, e envolvem alunos, profissionais de saúde e usuários do SUS.

Novidades

Em sua segunda edição, a Mostra traz algumas mudanças. “Ampliamos a quantidade de turmas para 16 e fortalecemos a relação com a Prefeitura de Belo Horizonte”, explica o professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Nathan Mendes. De acordo com ele, o júri científico agora conta com membros da gerência dos Centros de Saúde da capital.

A comissão organizadora também é composta por um dos representante do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), José Rodrigues. Aluno do curso de Medicina, ele relata que a experiência na primeira edição do evento foi enriquecedora. “Auxiliei na parte logística do evento, na busca de patrocínios e a pensar a premiação. Um dos prêmios que pensamos foi a concessão de um rodízio ao grupo mais votado”, comenta. A expectativa, segundo José, é de que a votação popular conte com número ainda maior de participação do que a edição anterior, que foi de 5.000 votos.

Além de participar da organização, José também é integrante de um dos grupos de alunos que disputam a premiação. “Foi legal poder ver os dois lados, tanto o da organização quanto o de quem está realizando os trabalhos”, relata.

Para ver os vídeos e participar da votação, acesse: medicina.ufmg.br/mostraaps