O Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina (NAPEM) abrem espaço no 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG para a apresentação de produções, na linguagem do vídeo, da fotografia, da prosa, da poesia e da música.

Esse espaço é o “Intervalo Cultural”.

Convidamos todos os inscritos no 3º Congresso a apresentar seus trabalhos.

DA PARTICIPAÇÃO

-Os autores dos trabalhos devem estar inscritos no 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG e serem estudantes ou profissionais da área da saúde.

-Os trabalhos deverão, de alguma forma, conversar com as questões da saúde ou do bem-estar/mal-estar na sociedade.

-Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: vídeos, músicas, poesias, textos em prosa e fotografias.

-Serão aceitas até três produções de um mesmo autor em cada categoria.

-Serão aceitos trabalhos coletivos. A participação de um candidato em um trabalho coletivo conta como um trabalho inscrito.

-Serão constituídas comissões examinadoras, compostas de professores e acadêmicos, encarregadas de selecionar as produções participantes de cada categoria.

-Durante o 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, os congressistas poderão votar no trabalho preferido em cada categoria. Os 3 trabalhos mais votados em cada categoria receberão premiação ou certificação de vencedor no concurso “Intervalo Cultural”

DA INSCRIÇÃO E DOS PRAZOS

I) O prazo para inscrição/envio de trabalhos termina às 24 horas do dia 08 de agosto de 2014. II) Os trabalhos das categorias de fotografia, textos em prosa e poesia deverão ser enviados por e-mail (intervaloculturalufmg@gmail.com) juntamente com arquivo de identificação com os seguintes dados:

-Nome(s) do(s) Autor(s)
-Email de contato
-RG
-Vínculo Institucional ( estudante/professor, curso; profissional-instituição)
-Telefone
-E-mail
-Descrição da Obra em 1 parágrafo com Título e Data de produção com no máximo 10 linhas, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 cm) -Número de inscrição no congresso

III) Os trabalhos da categoria de vídeo deverão ser entregues em mídia digital (CD ou DVD em formato AVI, MPEG, WMV ou MP4) na sala 39 do NAPEM da Faculdade de Medicina, localizada no andar térreo. Juntamente com a mídia digital (CD ou DVD) deverão ser fornecidos os seguintes dados:

-Nome(s) do(s) Autor(s)
-Email de contato
-RG
-Vínculo Institucional ( estudante/professor, curso; profissional-instituição)
-Telefone
-E-mail
-Descrição da Obra em 1 parágrafo com Título e Data de produção com no máximo 10 linhas, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 cm) -Número de inscrição no congresso

III) A inscrição será efetivada mediante o cumprimento das condições discriminadas abaixo para cada categoria de trabalhos.

ESPECIFICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE FOTOGRAFIAS

I – Para inscrição da foto, o arquivo deverá ser enviado nos formatos JPEG ou BITMAP, com arquivo de no mínimo 3MB e no máximo 5MB de tamanho.

II – Se a foto for selecionada, o autor será comunicado por e-mail até o dia 15 de agosto de 2014. A foto impressa deverá ser entregue pessoalmente até o dia 25 de agosto de 2014 ou postada via correio até 22 de agosto de 2014, para Secretaria do NAPEM , na sala 39 da Faculdade de Medicina da UFMG (Endereço: Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG, CEP 30130-100). A fotografia deverá estar impressa em papel fotográfico, em formato de tamanho livre.

ESPECIFICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE POESIA E TEXTO EM PROSA

I – Os textos poéticos ou literários deverão ter no máximo 2.500 caracteres com espaços.

II – Se o texto for selecionado, o autor será comunicado por e-mail até o dia 15 de agosto de 2014. O texto impresso deverá ser entregue pessoalmente até o dia 25 de agosto de 2014 ou postada via correio até 22 de agosto de 2014, para Secretaria do NAPEM, na sala 39 da Faculdade de Medicina da UFMG (Endereço: Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG, CEP 30130-100). O texto impresso deverá estar em folha de tamanho A4 com moldura definida pela Comissão Organizadora do Intervalo Cultural. (clique aqui e baixe o arquivo da moldura)

ESPECIFICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS

I – Os vídeos deverão ter duração máxima de 30 minutos.

II – Se o vídeo for selecionado, o autor será comunicado por e-mail até o dia 15 de agosto de 2014. O arquivo do vídeo (Em formato AVI, MPEG, WMV ou MP4) entregue no ato da inscrição, será utilizado para exibição durante o Congresso.

CATEGORIA EXTRA: APRESENTAÇÃO MUSICAL

ESPECIFICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS

I – Cada autor ou coletivo de autores pode inscrever uma proposta de apresentação musical com duração de até 15 minutos.

II – Há 6 vagas para apresentações musicais, que serão realizadas no anfiteatro em frente ao Restaurante Universitário do Campus Saúde, durante os Intervalos do Congresso.

III – A inscrição deve ser feita enviando, por e-mail, pelo menos 2 arquivos de músicas (em formato MP3, WAV ou WMA) previstas na proposta de apresentação musical. Além disso, na inscrição devem estar indicados os instrumentos e aparelhos de som necessários para a apresentação musical inscrita, o número de integrantes e o nome artístico a ser veiculado.

DA SELEÇÃO

Serão submetidos a avaliação, todos os trabalhos inscritos até às 24horas do dia 08 de agosto de 2014. A avaliação será feita pela Comissão Julgadora do Intervalo Cultural, composta de professores e acadêmicos, que selecionará até as 20 melhores fotografias; até os 5 melhores vídeos; até os 20 melhores textos em prosa; até as 20 melhores poesias e, até as 6 melhores propostas musicais, conforme os seguintes critérios de avaliação:

I – Domínio da linguagem utilizada e criatividade;
II – Relevância e ineditismo da mensagem;
III – Qualidade técnica.

Os autores dos trabalhos selecionados para exposição e participação no Intervalo Cultural serão avisados, por e-mail, até o dia 15 de agosto de 2014.

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail intervaloculturalufmg@gmail.com até o dia 8 de agosto de 2014.

Os trabalhos selecionados serão exibidos durante o 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG e seus autores receberão certificado de participação no Intervalo Cultural do Congresso. Os primeiros lugares, em cada categoria, receberão premiação, além do certificado.

A confirmação de seleção dos trabalhos será efetuada somente com o recebimento deles pela Secretaria do NAPEM, localizada na sala 39 (andar térreo) da Faculdade de Medicina da UFMG.

Os autores dos trabalhos expostos cedem o direito de divulgação das obras selecionadas para fins de registro do Congresso e de divulgação de futuros Congressos de Saúde da UFMG.

DA VOTAÇÃO

Os trabalhos expostos receberão votos dos congressistas que poderão escolher o melhor trabalho de cada categoria (fotografia, texto em prosa, poesia, vídeo). A votação será feita no local da exposição de trabalhos do Intervalo Cultural.

DA PREMIAÇÃO

Os três melhores trabalhos de cada categoria serão anunciados durante a Cerimônia de Encerramento do Congresso. Somente o primeiro colocado em cada categoria receberá premiação. O segundo e terceiro colocado receberão certificação, assim como os demais participantes selecionados.

CALENDÁRIO

DIA 08/08/14 – data limite para envio/ inscrição das obras pelo site, por e-mail intervaloculturalufmg@gmail.com ou mediante entrega na sala do NAPEM na Faculdade de Medicina da UFMG- Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG, no caso dos vídeos.

DIA 15/08/14 – envio do email de confirmação para os candidatos escolhidos.

DIA 25/08/14 – recebimento dos trabalhos na sala 39 (andar térreo) do NAPEM na Faculdade de Medicina da UFMG – Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG.

DIAS 03,04,05/09/2014 – exposição agendada durante a programação do evento.

DIA 05/09/2014 – entrega do certificado de participação/premiação no Intervalo Cultural.