Secretaria alerta para casos de sarampo no Brasil e América Latina


20 de julho de 2018


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emitiu alerta informando sobre casos confirmados de sarampo no Brasil e nas Américas.

No Brasil, os estados de Roraima e do Amazonas detectaram os primeiros casos importados da doença e atualmente registram 200 e 265 casos confirmados respectivamente, além de vários em processo de investigação. Outros estados também já detectaram casos importados da doença, como: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Devido à alta transmissibilidade da doença e ao risco de reintrodução da doença em Minas Gerais, a partir do regresso de turistas mineiros ou estrangeiros de países e cidades que tem registro de casos de sarampo, a Diretoria da Faculdade de Medicina alerta aos professores, funcionários e alunos não vacinados que procurem os postos de saúde municipais para prevenção, por meio da vacina Tríplice Viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba.

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa viral aguda que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os acometidos pela doença podem evoluir com complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão da doença ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas pelo vírus.

Fique atento ao surgimento de febre e manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas) acompanhado de um ou mais sinais e sintomas, como tosse, coriza (rinite aguda), conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik). No caso de identificação desses sinais, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento médico.

Leia o alerta da SES-MG.