V Cantata de Natal emociona e renova esperanças

16 de dezembro de 2009

O Coral da FMO Coral do HC2

Realizada à pouco, a V Cantata de Natal do campus Saúde da UFMG, pela primeira vez realizada durante o dia, emocionou. Especialmente quem entrava ou saía das Unidades da área.

Durante cerca de 40 minutos, a partir das 12h, os corais da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas apresentaram cinco músicas natalinas, cada, de autores de diversos países.

Organizado pelo programa Saúde & Cultura, realizado em conjunto pelas unidades do campus, a Cantata tem o objetivo tanto de sensibizar Alunos e Funcionários na Cantataprofissionais, estudantes e toda a comunidade para o real sentido das comemorações natalinas, quanto para promover a integração social de toda essa gente.

Otávio Lopes (na foto4, de óculos), aluno do 4° período da Otávio Lopesfonoaudiologia,  membro do coral da Medicina há um ano e meio, é um exemplo disso.

Ele conta que, mesmo trabalhando com canto profissional, continua no coral por prazer. “Pelas amizades construídas”, confidencia Otávio, lembrando a importância desse contato para a vida de todas as pessoas.

Os estudantes de Medicina Paolo Tottola e Paloma Fonseca (foto5), que pela primeira vez assistiram a Paolo Tottola e Paloma FonsecaCantata, concordam e aprovam a iniciativa.

“Eu tinha vontade de entrar no coral e vim conhecer, ver como era”, disse Paolo. Paloma, que já cantou em outros corais, se emocionou ao ouvir os colegas. “Me deu vontade de voltar a cantar. Adorei”, confessa.

Hospital

O mais antigo dos dois corais, o do Hospital das Clínicas, dez anos de existência, é regido por sua O Coral do HCfundadora, a enfermeira Dora Torres, da maternidade do hospital. “Este ano, nossa maratona de natal começou na segunda quinzena de novembro. Cantamos em todos os andares do Hospital das Clínicas e nos prédios anexos”, conta, radiante.

Além dos funcionários e usuários dos serviços do hospital, o coral tem a Mathias Vitor e Maria Cristianapresença especial de Mathias Vitor (foto7), o mascote, dois anos de vida, mas que já conhecia o coral antes mesmo de nascer.

A mãe, Maria Cristiana, ex-funcionária do HC, no coral há quatro anos, não parou de cantar nem na gravidez. “Um dia antes dele nascer eu cantei em uma missa”, conta. “Se Deus quiser, ele também vai cantar”, prevê, divertindo-se.

Cantata de Natal nesta sexta é aberta ao público – 02/12/08

Beleza, diversidade e harmonia marcam Cantata de Natal 2007 – 18/12/07