Nota de falecimento: Elza Machado de Melo

08 de maio de 2023

A Diretoria e o Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade de Medicina da UFMG informa, com pesar, o falecimento da professora Elza Machado de Melo, idealizadora e coordenadora do Projeto Para Elas, ocorrido neste domingo, 07 de maio de 2023.

O velório será realizado nesta manhã, 08 de maio, às 09h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. Ainda nesta segunda, acontecerá um cortejo de homenagem à professora, às 15h30, e o sepultamento será no Cemitério Parque Bosque da Esperança, às 17h.

Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ingressou em agosto de 1982. Graduada em Medicina pela UFMG (1980), com mestrado em Ciência Política também pela UFMG (1994) e Doutorado em Medicina Social pela Universidade de São Paulo (1999). Com experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase nas áreas de Ciências Sociais e Saúde e Políticas de Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, com atuação nos seguintes temas: cidadania e democracia, políticas públicas, violência e promoção de saúde, violência contra a mulher.

Coordenadora fundadora do NÚCLEO de Promoção de Saúde e Paz/DMPS/FM/UFMG. Criadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência – Mestrado Profissional /FM/UFMG. Coordenadora fundadora do Ambulatório de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade/HC – Para Elas. Coordenadora do Projeto Para Elas. Por Elas, Por Eles, Por Nós. Líder dos Grupos de Pesquisa: Promoção de Saúde e Prevenção da Violência; Saúde e Violência no Trânsito e Os Filhos da Hanseníase. Agraciada com o Prêmio de Personalidade Médica de Minas Gerais – Categoria Saúde Pública, 2017, conferida pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerias, Associação Médica de Minas Gerias e Sindicato dos Médicos de Belo Horizonte. Eleita Personalidade de 2018 – Prêmio Bom Exemplo, da Rede Globo de Televisão – Minas, Fundação Dom Cabral, FIEMG e Jornal o Tempo.