Congresso Nacional de Saúde começa hoje


12 de novembro de 2008


Pré-congresso abre as atividades científicas

O 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será aberto hoje (12), às 20 horas, durante sessão solene no salão nobre da faculdade. Cerca de mil profissionais estão inscritos no evento que tem como tema “Desafios da Promoção da Saúde”.

A programação científica começa mais cedo com o curso Pré-Congresso. Os programas de promoção da saúde, bem como as suas bases conceituais e os grandes desafios contemporâneos da saúde serão alguns dos temas tratados no curso, que está com vagas esgotadas.

Na seqüência, o seminário “Promoção da saúde e gestão organizacional”, que acontece nos dias 13 e 14. Ao final será elaborado um documento com indicadores de promoção da saúde na perspectiva das organizações participantes.

De ética a violência
A partir de amanhã (13), mais de 150 conferencistas, de diversas áreas, se revezarão nas 24 conferências, 34 mesas-redondas, além de apresentação de pôsteres e de atividades culturais do congresso que é dividido em quatro eixos temáticos: Ética no mundo contemporâneo; Educação, pesquisa e promoção da saúde; Gestão, assistência e promoção da saúde e Epidemias

Uma das atividades paralelas ao congresso é o II Seminário de Humanização do Hospital das Clínicas da UFMG, de 13 a 15/11, que discutirá a Política Nacional de Humanização; direitos dos usuários do sistema de saúde; entre outros assuntos, com a participação de consultores do Ministério da Saúde. As 100 vagas disponíveis foram rapidamente preenchidas.

Promoção da Saúde
No feriado do dia 15, sábado, das 9h às 15h os organizadores colocam em prática as abordagens propostas durante o congresso na praça JK, que fica na avenida Bandeirantes, entre a vila Acaba Mundo e o bairro Sion.

O Praça da Saúde é um evento dirigigo à população, com entrada franca, e que irá oferecer diversas atividades, em parceria com SESC-MG, Minas Tênis Clube e Secretaria Municipal de Esportes de Belo Horizonte.

Durante os quatro dias do encontro serão publicadas notícias sobre alguns dos principais assuntos ocorridos, no site do congresso, da Faculdade de Medicina, além das publicações da UFMG: Revista Diversa, Conexões, Boletim e o programa de rádio Saúde com Ciência.

Redação: Lorenza Coelho – Jornalista