A Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

13 de novembro de 2009

ciencia_pazNo dia 10 de novembro se comemorou o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (+). Estabelecido em 2001, pelo Sistema das Nações Unidas, a data chama a atenção para o compromisso de uso da ciência em favor da qualidade de vida da sociedade, em paz e harmonia com o nosso ambiente.

E você sabe o que é ciência? A palavra significa conhecimento. Mas, a ciência, com a conotação de ‘científico’, dito de uma maneira mais simples, se refere principalmente a uma forma de produção do saber a partir de um método que se vale de rigorosas regras para observar fenômenos racionalmente e de formas a permitir sua interpretação e a produção do desejado conhecimento.

O Saúde com Ciência, idealizado por Marcelle Xavier e produzido por Adriana Mariano, aceitou o desafio de, na semana de 16 a 20 de novembro, levar ao ar alguns dos principais avanços da ciência na área da saúde e sua importância para uma melhor qualidade de vida de toda a sociedade. O acesso a esses benefícios é um capítulo a parte, e que precisa ser analisado e questionado pelo conjunto dessa mesma sociedade.

Diário, com cerca de 4 minutos por edição, o programa também vai analisar os benefícios da telessaúde – que usa recursos das telecomunicações como forma de reduzir barreiras -, as descobertas e avanços no cuidado da obesidade, inclusive entre crianças, além de esclarecer um pouco melhor quanto às terapias com células tronco e com medicamentos baseados na genômica humana, a farmacogenética.

O Saúde com Ciência

Com o objetivo de formar hábitos saudáveis e promover a qualidade de vida, o programa de rádio temático-educativo vai ao na Rádio UFMG Educativa de segunda a sexta, às 5h, 8h, 18h, e também em uma rede de 16 rádios conveniadas (Onde Ouvir).

É produzido pelas assessorias de comunicação das unidades do Campus Saúde da UFMG, com apoio da Casu e do CNPq, em parceria com o Centro de Tecnologia Educacional em Saúde da Faculdade de Medicina, Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas e Centro de Comunicação da UFMG.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira (16/11)
Ciência e Medicina
Entrevistado: Dr. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e presidente do Conselho Curador da Fapemig