A evolução do cartão de vacina
08 de junho de 2011
Para manter a agenda de imunização em dia, é fundamental a conservação e atualização do cartão de vacinação, que é o documento de controle das doses recebidas e das vacinas que ainda precisam ser tomadas.
Em 2005, o Ministério da Saúde adotou a Caderneta de Saúde da Criança (CSC), destinada a todos os nascidos em território brasileiro. Além da atualização vacinal, ela registra importantes eventos da saúde infantil: dados sobre a saúde visual, auditiva e bucal; histórico neonatal; informações sobre alimentação e aleitamento; orientação para as mães; entre outras informações.
A infectologista Regina Lunardi, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, destaca os gráficos apresentados na Caderneta de Saúde da Criança, que são diferentes de acordo com o gênero e seguem os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Este cartão é fantástico, e deve ser exigido. Os dados apresentados facilitam muito as consultas médicas. Sem dúvida, representa um avanço na política para a saúde infantil”, analisa.
Leia também: Dia de conferir se o cartão de vacinação está atualizado