A força da fé contra as doenças crônicas

29 de abril de 2010

“A religião é o fator isolado mais importante para uma melhor qualidade de vida de crianças e adolescentes com doenças renais crônicas”, afirma  dissertação de mestrado da Faculdade de Medicina da UFMG.

Segundo a psiquiatra Renata Cristiana Marciano, autora da pesquisa, as crianças portadoras desse tipo de doença têm grandes chances de desenvolver problemas psicológicos porque são submetidas a tratamentos difíceis, como a diálise e o transplante.

No grupo pesquisado, 52,7% do total apresentaram transtornos mentais, 60,2% ansiedade e depressão, 40,7% hiperatividade e 54% transtornos de conduta. Mais de 40% das crianças entrevistadas afirmaram ainda ter algum problema de relacionamento.

A família

As doenças crônicas podem ser encaradas como obstáculos na vida dos cuidadores. Alguns, mesmo sem querer, acabam subestimando ou rejeitando as capacidades dos jovens portadores.

“Essas crianças e adolescentes estão mais propensas a ter problemas psicossociais na idade adulta. As possibilidades futuras de desemprego, dependência e reduzido número de relações interpessoais nesse grupo são maiores que a média comum”, alerta a psiquiatra.

Além da religião, a cor, a idade e o sexo são os aspectos que mais influenciam na qualidade de vida desses pacientes. As entrevistadas sem religião, brancas e maiores de 10 anos de idade exibiram pior qualidade de vida.

O período da adolescência, por exemplo, é naturalmente complicado, com mudanças naturais no funcionamento do corpo e que podem gerar grandes variações de comportamento e diminuir a adesão dos pacientes ao tratamento.

Como funcionam os rins e as doenças renais

No Brasil, aproximadamente 100 mil pessoas morrem devido a alguma doença renal crônica.

Os rins são órgãos do corpo humano que tem como principal função “filtrar o sangue” e eliminar substâncias tóxicas. Eles também são responsáveis por manter o equilíbrio de líquidos e sais minerais do corpo, controlar a pressão arterial e produzir alguns hormônios.

Por isso, disfunções renais causam problemas como pressão alta, doenças no coração, anemia, inchaço e alterações ósseas ou nervosas.

A doença renal pode ser adquirida de diversas formas: as mais recorrentes são a forma congênita (ao nascer), por glomeropatias (infecções criadas pelo organismo) ou em decorrência de fatores relacionados à saúde como diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Os sintomas mais importantes envolvem alteração do volume, cor ou cheiro da urina e dor ou ardência ao urinar. A presença de proteína na urina e creatinina no sangue indicam diminuição nas funções renais. Essas patologias são praticamente assintomáticas nos estágios iniciais, o que dificulta o diagnóstico.

Os pacientes em condição de risco, como os diabéticos e idosos devem seguir uma dieta controlada, evitar excessos de sal, potássio e proteína animal. Também é preciso manter a pressão arterial sob controle.

SERVIÇO
Título
: Transtornos mentais e qualidade de vida em crianças e adolescentes com doença renal crônica e seus cuidadores.Autora: Renata Cristiane Marciano
Programa: Pós-graduação em Ciências da Saúde
Área de Concentração: Saúde da Criança e do Adolescente – Nível Mestrado

Banca examinadora:

Prof. Eduardo Araújo de Oliveira/Orientador – UFMG
Prof. Humberto Correa da Silva Filho/co-orientador – UFMG

Prof. José Raimundo da Silva Lipp- Fundação Oswaldo Cruz/BH
Profª. Cristiana Maria Bouissou Moraes Soares – UFMG
Data: Setembro de 2009.

A força da fé contra as doenças crônicas

“A religião é o fator isolado mais importante para uma melhor qualidade de vida de crianças e adolescentes com doenças renais crônicas”, afirma a psiquiatra Renata Cristiana Marciano em dissertação de mestrado da Faculdade de Medicina da UFMG.

A pesquisadora esclarece que as crianças portadoras desse tipo de doença têm grandes chances de desenvolver problemas psicológicos porque são submetidas a tratamentos difíceis, como a diálise e o transplante.

Durante o estudo, realizado entre março e dezembro de 2008, 136 pacientes com doenças renais crônicas do Hospital das Clínicas da UFMG, com idade entre 4 e 19 anos, foram entrevistados junto com seus pais ou responsáveis.

Porém, a pesquisadora destaca que, clinicamente, eles têm habilidades pró-sociais semelhantes à da população geral. A condição peculiar dessas crianças interfere diretamente também na qualidade de vida de seus cuidadores – pais, parentes e familiares. Entre eles, dois em cada dez apresentaram índices de depressão.

Como funcionam os rins e as doenças renais

Esse tipo de enfermidade impede que os rins funcionem normalmente e é um grave problema de saúde pública. Os grandes desafios no combate a elas são os elevados custos do tratamento, a incapacitação funcional marcante dos portadores, além da alta morbidade e mortalidade.

SERVIÇO

Título: Transtornos mentais e qualidade de vida em crianças e adolescentes com doença renal crônica e seus cuidadores.

Autora: Renata Cristiane Marciano
Programa: Pós-graduação em Ciências da Saúde