Abertas matrículas nas nove formações transversais oferecidas pela UFMG

Graduandos devem fazer a solicitação até esta terça-feira, dia 30; prazo para estudantes de pós-graduação termina em 2 de setembro.

30 de agosto de 2022 - , ,

Alunos da disciplina 'Culturas em movimento e processos criativos' em atividade externa
Alunos da disciplina ‘Culturas em movimento e processos criativos’ em atividade externa. Foto: Alexandre Monteiro | Cultura UFMG

Os estudantes de graduação interessados em se matricular nas atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal (núcleo complementar) deverão fazer a solicitação até amanhã, 30 de agosto, durante a terceira fase da matrícula, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O catálogo das formações disponíveis e a relação das atividades oferecidas neste semestre podem ser acessados no site da Prograd.

Para as disciplinas que são originalmente de pós-graduação, o requerimento deverá ser preenchido, assinado e enviado, até 2 de setembro, pelo e-mail institucional do estudante (@ufmg.br), para Secretaria das Formações Transversais (transversal@prograd.ufmg.br). O documento também deve estar assinado pelo coordenador do curso de graduação do estudante.

Os pós-graduandos também podem solicitar matrícula nas atividades até 2 de setembro, assim como os interessados em cursar as disciplinas como isoladas. Nesse caso, o prazo segue até 6 de setembro.

As informações estão disponíveis no site da Prograd.

As formações

As Formações Transversais são estruturas de formação complementar cujas atividades acadêmicas curriculares constituintes são articuladas por meio de temáticas de interesse geral, visando incentivar espírito crítico e visão aprofundada em relação a grandes questões do país e da humanidade. O sistema de Formações Transversais constitui espaço comum de formação para os estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.

A UFMG oferece nove formações transversais: Saberes Tradicionais, Divulgação Científica, Relações Étnico-raciais, História da África e Cultura Afro-brasileira, Culturas em Movimento e Processos Criativos, Direitos Humanos, Empreendedorismo e Inovação, Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI, Acessibilidade e Inclusão e Estudos Internacionais.

Centro de Comunicação da UFMG