Aberto processo para calouros interessados em candidatar a bolsas de auxílio financeiro

11 de abril de 2017

Os estudantes de graduação que ingressaram na UFMG neste primeiro semestre de 2017 e que não participaram da última manifestação para obter acesso a bolsas de auxílio financeiro podem se candidatar, até a próxima terça-feira, 18, no portal da Fump. Aqueles que ainda não passaram pela análise socioeconômica devem preencher o questionário e/ou protocolar os documentos até quinta-feira, 13, às 17h, para participar do processo. O resultado será divulgado no portal da Fump no dia 20.

Os estudantes serão convocados, por e-mail ou por telefone, para entrevista com assistente social no período de 24 a 28 de abril. Os estudantes devem ficar atentos à sua caixa de e-mail, verificando, inclusive, a seção de spans. É importante também atualizar o número do telefone, em caso de alteração. No dia do atendimento pelo assistente social, o estudante deve estar regularmente matriculado na UFMG, com o estudo socioeconômico e o seu nível de classificação validados.

Serão chamados prioritariamente os estudantes classificados nos níveis I e II. Conforme dotação orçamentária e vagas disponíveis nos programas de bolsas, serão chamados os calouros classificados no nível III, que manifestaram interesse.

No caso dos estudantes veteranos da UFMG (entrada até o segundo semestre de 2016) que ainda não são beneficiados pelos programas de assistência estudantil, a análise de concessão de bolsas será realizada por meio de agendamento de horário com o assistente social de referência do seu curso, após a conclusão do estudo socioeconômico. Para fazer o agendamento, basta acessar a área do estudante no portal da Fump.

As modalidades de auxílio podem ser conferidas na aba “Programas” do Portal.

Bolsa Permanência
O Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC) está utilizando novo sistema para o pagamento das bolsas. Os estudantes assistidos que recebem o benefício devem realizar, até amanhã, 12 de abril, login no novo sistema para atualização e ativação cadastral. De acordo com o MEC, o recebimento da bolsa está condicionado à atualização desse cadastro.

O novo sistema está disponível na página do Ministério. Dúvidas podem ser tiradas com consulta ao Manual do Sistema de Recadastramento.

(Com Assessoria de Comunicação da Fump)