Faculdade recebe o 4º Simpósio Franco-Brasileiro de Audição e Equilíbrio

Evento foi realizado com base na parceria da Faculdade de Medicina com a Universidade Clermont-Auvergne, da França.


22 de junho de 2023 - , ,


Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, a abertura do 4º Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição e Equilíbrio. O evento foi uma realização do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas e da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Universidade Clermont-Auvergne, França.

O evento acontece entre hoje e amanhã, com programações diversas da área de discussão. A abertura do evento contou com a participação da diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alamanda Kfoury; o presidente francês do simpósio, professor Paul Avan; e a presidente brasileira do simpósio, professora Sirley Alves da Silva Carvalho.

Além desses, ainda fizeram parte da mesa a chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Denise Brandão de Oliveira e Britto; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Luciana Macedo de Resende; o adido de cooperação e de ação cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, Vincent Nedelec; e a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6º região, fonoaudióloga Isabella Carolina Santos Bicalho. 

Dando início à conversa, a professora Alamanda Kfoury agradeceu a presença de todos no evento, principalmente ao apoio da Universidade Clermont-Auvergne na preparação do Simpósio. Logo em seguida, o adido cultural da Embaixada Francesa, Vincent Nedelec, abordou a importância da parceria dos países para a saúde pública.

“A embaixada da França apoia esse evento desde 2018, reafirmando o nosso compromisso com as pontes científicas construídas em ambos os lados do Atlântico. Esse Simpósio Franco-Brasileiro destaca-se pela atenção do comitê organizador ao congregar especialistas do Brasil, da França e demais países para discutir temas contemporâneos considerando a audição e a saúde pública”, pontuou Vincent.

Já o presidente francês do Simpósio, professor Paul Avan, aproveitou a mesa também para agradecer pelo convite e pela presença de todos. “Há muitos jovens, o que é ótimo, pois eles são o futuro da nossa profissão”, completou ele. Para abrir a série de palestras, o professor ainda trouxe uma apresentação sobre “Orelhas envelhecidas, novas possibilidades: Como enfrentar o desafio da audiologia de precisão usando ARHL (Perda Auditiva Relacionada a Idade) monogênica como modelo para fenotipagem”.

Por fim, a presidente brasileira do Simpósio, professora Sirley Carvalho, agradeceu ao apoio e parceria do professor Paul Avan. “Ao professor (Paul) nosso muito obrigada! Não apenas pela parceria, mas pelo apoio, incentivo e por nos fazer acreditar que podemos ir muito mais longe do que imaginamos”, finalizou ela.

Realizada em português, francês e inglês, as palestras contam com tradução simultânea para os convidados.

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG