Ação de extensão promove conscientização sobre mamografia

27 de fevereiro de 2018

Carol Prado*

Clique para ampliar.

Comemorando o Dia Internacional da Mulher, professoras e alunos do curso Superior em Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG realizam, no dia 8 de março, a ação “Promovendo o conhecimento sobre a mamografia, das 8h às 17h, na entrada da Faculdade.

A ação objetiva conscientizar as mulheres sobre a mamografia, tirando dúvidas e trazendo mitos e verdades sobre o exame, lembrando as mulheres dos cuidados com a saúde.

As professoras do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG Críssia Carem Paiva Fontainha, coordenadora do projeto de extensão, Adriana de Souza Medeiros, Talita de Oliveira Santos e Luciana Batista Nogueira são as responsáveis pelo projeto.

Equipe do projeto dará orientações à comunidade no dia 8 de março. Foto: Carol Prado

Para Críssia, é importante lembrar aos estudantes sobre seu papel na sociedade. “Os alunos são construtores da informação. A Universidade tem que atravessar muros. O conhecimento pode chegar à comunidade também durante a graduação, não só após a formação. A ação de extensão permite esse momento”, acredita a professora.

Integração aluno e comunidade
Para a coordenadora do projeto, uma das formas encontradas para envolver os alunos na ação foi a produção artística como ferramenta pedagógica.

“Ao invés de fazermos materiais em gráfica, estamos produzindo manualmente algumas peças que farão parte da intervenção”, contou. “Isso possibilitou maior interação dos alunos do curso noturno, além de proporciona-los imersão no tema. Assim eles poderão se envolver durante todo o processo de construção da ação”, completou a professora.

Os alunos participaram de oficina no dia 21 de fevereiro para confecção de materiais para compor o stand. Dentre eles, cartazes, laços rosa, que simbolizam a luta contra o câncer de mama, e mensagens para serem entregues a comunidade.

Peças foram produzidas por estudantes e professoras do projeto. Foto: Carol Prado

Os bilhetes trazem mensagens lembrando as mulheres do cuidado com a saúde. “A ideia é não se esquecer de se cuidar e conscientizar sobre a importância da mamografia, para que as mulheres não deixem de realizar o exame por medo ou desconhecimento”, explicou Críssia.

Além de esclarecer dúvidas sobre o exame, a ação possibilitará a integração do curso Superior de Tecnologia em Radiologia com a comunidade. “Essa ação também será uma oportunidade para aproximarmos a Radiologia da comunidade e de promovermos a vivência dos alunos com a realidade ao seu entorno”, disse Críssia.

Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia
Neste evento de extensão também serão divulgadas as ações de políticas públicas voltadas para a mamografia, como o Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo).

O PECQMamo, criado em 2004, é um programa da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária. O Programa conta também com a parceria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/CDTN).

A lista com as clínicas que receberam uma boa avaliação no PECQMamo está disponível online.

Redação: Carol Prado – estagiária de jornalismo
Edição: Mariana Pires