Alamanda Kfoury e Frederico Garcia receberam a Medalha da Inconfidência
Diretora e professor da unidade foram homenageados por seu legado no ensino médico, no desenvolvimento científico e da saúde em Minas Gerais; veja mais homenageados da UFMG
22 de abril de 2024 - Calixcoca, Ciência, Ensino, Ensino médico, Ginecologia Obstetrícia, Homenagem, medalha da inconfidência, UFMG
No último domingo, 21 de abril, a professora Alamanda Kfoury, diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, e o professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria (PSQ), foram honrados com a Medalha da Inconfidência em tradicional cerimônia de homenagem no feriado de Tiradentes. Além deles, a professora Deborah Malta, da Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, e o professor aposentado Nicomedes Ferreira Filho, membro da Academia Mineira de Medicina, também receberam a comenda.
A honra concedida à Alamanda Kfoury por sua contribuição na direção da Faculdade e por suas contribuições para o ensino médico em Minas Gerais. Já Frederico Garcia foi homenageado por suas contribuições em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a saúde.
Alamanda compõem juntamente com a professora Cristina Alvim, também agraciada com a medalha em 2022, a primeira diretoria feminina da faculdade. Entre os ideais da gestão, a isonomia de gênero e o reconhecimento das mulheres na educação da saúde são norteadores de seu compromisso com a instituição.
Já Frederico Garcia e outros pesquisadores da Universidade foram premiados e reconhecidos pelo projeto Calixcoca, que pretende tratar a dependência química com fármacos nacionais e desenvolvidos no âmbito na UFMG. O projeto foi vencedor do prêmio Euro 2023 de inovação em saúde, da farmacêutica EuroFarma.
A celebração do dia de Tiradentes, em 2024, também foi marcada por uma reparação histórica. O Governo de Minas Gerais reconheceu a poetisa e escritora mineira Bárbara Heliodora como uma das mentoras da Inconfidência Mineira (1789), apontando o protagonismo das mulheres como pensadoras do movimento que pregava a liberdade e a igualdade, da então província, em reação ao controle de Portugal.
Diretora é homenageada pela liderança no ensino médico em Minas Gerais
Alamanda Kfoury Pereira é professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG desde 1994, quando ingressou como convidada. Graduou-se em Medicina pela UFMG (1986), depois de ter ingressado nos cursos de ciências biológicas e enfermagem. Completou o mestrado em 1990 e doutorado em 1998, em Obstetrícia e Medicina Fetal, no Programa de Pós Graduação em Saúde da Mulher, na mesma instituição. Seu interesse acadêmico, desde a graduação, foi a ginecologia e obstetrícia, com monitoria no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) desta Faculdade, em 1985.
Após o mestrado, ingressou por concurso público como médica do Hospital das Clínicas (HC), atuando como plantonista na maternidade, preceptora de alunos e residentes. A atual diretora e mais recente condecorada com a medalha da Inconfidência ingressou no GOB como professora substituta e posteriormente como professor efetivo em regime de dedicação exclusiva.
Em sua carreira acadêmica, articula atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Atuou nas principais disciplinas do GOB, em especial no Internato, disciplina que coordenou de 2008 a 2012. As atividades de pesquisa vinculadas ao Centro de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas da UFMG; Professora permanente do Programa de Pós graduação em Saúde da Mulher desde 2000, disciplinas, orientações nível mestrado e doutorado na área de concentração perinatologia, com linhas de pesquisa em gestação de alto risco e medicina fetal (ultra-som, malformações, aloimunização e nefro-uropatia fetal.
Desenvolveu vários projetos de ensino e extensão: entre eles orientações a gestantes com fetos malformados, jornadas acadêmicas, PET Saúde, Programa Multidisciplinar de Estudos sobre o Parto Seguro, e projetos vinculados. Também atuou com projetos de extensão no enfrentamento da Covid-19 e implantação de um sistema de telemedicina em medicina fetal.
Participa em várias comissões de ensino e avaliação, como a CPA (Comissão Permanente de Avaliação), onde permitiu a implantação de novas práticas de ensino e avaliação nas disciplinas de graduação, em especial na área de simulação, e na implantação de uma modalidade de avaliação prática para todos os internatos de áreas básicas, o OSCE, em 2009. Também é membro da Comissão Permanente de Avaliação de Atividades Docentes e Departamentais (CPAADD) e Comissão de Revalidação de Diplomas Estrangeiros. É atuante também nas comissões e grupos de trabalho de saúde mental da Faculdade.
Sua participação no colegiado representa grande interesse na formação médica, com participação no processo de reforma do currículo do curso, o qual após mais de 10 anos, foi aprovado em 2011. Na coordenação do colegiado do curso de Medicina, organizou o processo de implantação do novo currículo versão 2014/2, e criação em 2014 do Núcleo Docente Estruturante. Sempre demonstrou interesse na formação de um médico com competência técnica, formação ética e humanística.
Foi eleita em 2018 para o cargo de vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, para mandato de 4 anos, e eleita em 2022 para o cargo de Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, com mandato de 4 anos (até 2026).
“Penso que essa honraria reconhece o papel da Faculdade de Medicina da UFMG na produção de conhecimento e formação de profissionais de saúde de excelência, sendo uma instituição de Minas, que trabalha para e por Minas Gerais. Juntos, esse trabalho nos projeta para o Brasil e para o mundo.”
Alamanda Kfoury Pereira
Frederico Garcia é reconhecido por sua contribuição para a ciência e saúde pública
Frederico Garcia é professor associado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de pesquisa nível 2 do CNPq e lidera o Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidade e Saúde – NAVES e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR). Ele atua no desenvolvimento de inovações que melhoram a vida das pessoas com transtornos mentais, tendo atuado como pesquisador principal em diversos ensaios clínicos para a indústria farmacêutica.
Frederico Garcia cursou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular na Universidade de Rouen, na França e tem formação em terapias comportamentais e cognitivas pela Associação Francesa de Terapias Cognitivas e Comportamentais. Foi laureado com os prêmios de Melhor Inovação Médica da América Latina pelo Prêmio Euro em 2023 e de melhor pesquisador da World Federation of Societies of Biological Psychiatry (WFSBP) em 2013. Atualmente é tesoureiro da WFSBP e tem título de especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
Atualmente, também é coordenador do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD) do Governo do Estado de Minas Gerais, que atua diretamente na prevenção, no tratamento e na elaboração das políticas sobre drogas em Minas Gerais. A atuação do professor e as inovações que envolvem o desenvolvimento da Calixcoca foram reconhecidas no discurso do governador Romeu Zema.
UFMG recebe reconhecimento
Além dos professores da unidade, Nivio Ziviani, Deborah Carvalho Malta, Felipe Martins Pinto, Francisco Dutenhefner, Gustavo Pereira Côrtes, Maria Ester Maciel de Oliveira Borges e Jacyntho Lins Brandão foram indicados para receber as homenagens.
A professora Deborah Malta, da Escola de Enfermagem e do PPG em Saúde Pública, foi agraciada com a Grande Medalha.
O ex-professor Nicomedes Ferreira Filho atuou na disciplina de Clínica Oftalmológica na UFMG de 1972 a 1991. Foi um dos expoentes no uso e estudo das lentes de contato. É membro titular da Academia Mineira de Medicina, tendo ocupado a presidência da instituição para o biênio de 2013-2015.