Alunos de Tecnologia em Radiologia vencem gincana sobre energia nuclear

Outras equipes da UFMG também foram premiadas.

14 de fevereiro de 2022 - , , , , ,

Equipe de alunos da Faculdade de Medicina foi nomeada Descarbonize. Imagem: Women in Nuclear (WiN)

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG venceram a Brazil’s 2021 Stand Up Gymkhana, promovida pelo Stand up for Nuclear, movimento internacional que divulga e desmistifica as ciências e tecnologias nucleares e das radiações. A participação se deu por meio da Liga Acadêmica de Ciências Radiológicas (Lacard UFMG) e ocorreu entre agosto e novembro de 2021.

Ao todo, foram oito equipes participantes, de diversas regiões do país. A professora do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) e coordenadora do curso de Tecnologia em Radiologia, Priscila Santana, foi a incentivadora para a participação dos alunos da Faculdade. “Os nossos estudantes desenvolveram as atividades com muita alegria, determinação, qualidade e respeitando a diversidade”, confirma a professora.

A gincana virtual foi capitaneada pela organização Women in Nuclear (WiN), grupo de mulheres cientistas e profissionais das áreas nucleares, da qual a professora Priscila é membro. As atividades duraram seis semanas e destacaram o papel essencial que a energia nuclear desempenha no combate às mudanças climáticas e à crise hídrica e energética do Brasil. Alunos de outros cursos da UFMG também participaram, como os de Química, que alcançaram o segundo lugar.

“A UFMG se destacou e foi importantíssima para o sucesso do evento”

professora do IMA, Priscila Santana

O site global do movimento Stand up for Nuclear destacou a vitória dos alunos da Faculdade de Medicina.

A aluna de Tecnologia em Radiologia e vice-presidente da Lacard, Bárbara Freitas, conta que os alunos ficaram muito empolgados e animados para montar a equipe e, então, fizeram uma pesquisa extensa sobre a energia nuclear. “Ao decorrer da gincana tivemos muitas tarefas, desde a revisão de texto sobre energia nuclear, distribuição de questionário de percepção pública, produção de memes e vídeo para [a ferramenta do Instagram] reels e, finalmente, o desafio final: produção de um vídeo sobre os benefícios da energia nuclear”, explica.

Assista ao vídeo.

O nome da equipe, Descarbonize, veio da busca por um nome autêntico e que correlaciona-se com a energia nuclear. Dessa forma, Descarbonize é uma alusão ao uso de energia livre da emissão de gás carbônico. A estudante Maria Luiza Gonçalves foi a coordenadora.

Leia mais sobre a participação da Faculdade no movimento Stand up for Nuclear em 2020:

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia inaugurou a atuação da UFMG no ramo das graduações tecnológicas, tendo sua primeira turma ingressado no 1º semestre de 2010. O discente graduado no curso terá um diploma de Ensino Superior de Tecnólogo em Radiologia e, além de ingressar no mercado de trabalho, poderá realizar cursos de pós-graduação Lato Sensu (especializações) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Referência nacional, o curso é ofertado no período noturno, com admissão de 80 estudantes ao ano, sendo 40 por semestre. Os discentes contam com a infraestrutura do Campus Pampulha, Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da UFMG.

O objetivo é formar profissionais aptos a atuar em todas as áreas de emprego pacífico das radiações ionizantes. Portanto, esse profissional não atuará somente na área da saúde, mas na indústria, na irradiação de alimentos, em aeroportos, em museus e instituições que fazem o uso da radiação para verificar a autenticidade de obras de arte, entre outros. O curso contempla, além do conhecimento técnico apurado, também a formação humanista.