Acesso interno

Alunos do Campus Saúde participam de programação da Rádio Esmeraldas

Projeto “Adote sua vizinhança” realiza parceria com rádio local de Esmeraldas para levar informações sobre o novo coronavírus.


02 de junho de 2020 - , ,


O protejo Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus ganhou mais uma parceira importante no enfretamento da pandemia de covid-19. A partir desta semana, moradores da cidade de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, poderão sintonizar na Rádio Esmeraldas (87,9 FM) todas as sextas-feiras, às 9h, para informações sobre o coronavírus com estudantes do campus Saúde da UFMG.

Para a estreia dessa parceria, que será nesta sexta-feira, 5 de junho, durante o programa A voz do povo, serão respondidas dúvidas dos ouvintes e compartilhadas informações sobre isolamento e distanciamento social. A cada semana, um tema diferente será abordado, em bate-papo de cerca de 30 minutos, sempre com a apresentação do radialista Daniel Nunes.

A parceria é a concretização de um dos objetivos do projeto, que busca soluções específicas para o enfretamento da pandemia conforme a realidade de cada cidade ou comunidade do interior mineiro.

“Cada cidade tem sua particularidade, não chegamos com o projeto pronto. Em Esmeraldas, vimos que a rádio é um dos principais meios de informação”, avalia a professora Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Daiana Elias Rodrigues.

O Adote sua Vizinhança conta com a contribuição dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFMG para contatos com associações comunitárias, prefeituras e secretarias de saúde de suas cidades. A proposta é ajudar as cidades do interior e comunidades mais carentes no enfrentamento da pandemia com serviços como tira-dúvidas e produção ou compartilhamento de material educativo.

De acordo com a professora, parcerias como essa contribuem para que informações cheguem onde não há acesso à internet e aos meios digitais. “Ou mesmo em populações que não estão alfabetizadas e que utilizam das rádios locais para se informarem”, completa Daiana.

Também é possível acompanhar a programação da rádio Esmeraldas FM (87,9 FM) online, pelo www.esmeraldasfm.com.br

Leia também:

Alunos do Campus Saúde ajudam suas comunidades no combate à pandemia