Alzira Reis, primeira mulher a se formar na Faculdade, é tema de exposição do Cememor

Evento tem tradução em Libras e fez parte da programação da 14ª Primavera dos Museus

28 de setembro de 2020 - ,

A exposição “Alzira Reis – Pioneirismo, Determinação e Luta” estará disponível no site do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) até 22 de outubro, contando a história da primeira médica de Minas Gerais. Produção conta com a tradução em libras.

Print da exposição “Alzira Reis - Pioneirismo, Determinação e Luta”, do Cememor da Faculdade de Medicina da UFMG que mostra a foto da turma de 1919 de Medicina em que só Alzira é mulher.
Turma de Medicina de 1919 / Print da exposição online “Alzira Reis – Pioneirismo, Determinação e Luta”, do Cememor da Faculdade de Medicina da UFMG

Alzira Nogueira Reis (1886-1970) se formou na Faculdade de Medicina em 1919, época em que as mulheres eram educadas restritamente para o casamento, fazendo com que enfrentasse diversos preconceitos por ser a única mulher do curso e pela escolha de estudar ao invés de se dedicar ao ambiente doméstico. Atualmente, como mostra a exposição, o cenário na Faculdade é diferente. Dos 1780 alunos matriculados no curso de Medicina, 766 são mulheres.

Além do pioneirismo de ser a primeira formanda do curso, Alzira esteve envolvida em várias iniciativas, como o voto feminino, que passou a vigorar em 1934, e a atenção aos portadores do bacilo de Hansen, causador da hanseníase.

“Por isso, escolhemos a Alzira. Uma mulher corajosa e determinada a atingir seus objetivos e que exerceu a Medicina plenamente em todos os lugares onde esteve. Uma mulher oriunda da elite que se envolveu em causas importantes como o voto feminino e a saúde dos menos favorecidos”

ressalta a coordenadora de pesquisa do Cememor, Ethel Mizrahy.

Confira o vídeo

A tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma novidade da exposição e a torna mais inclusiva.

“Esperamos inspirar as pessoas com esta história, que não é apenas da Faculdade, mas das mulheres. Os dados da quantidade de alunas matriculadas atualmente são bastante relevantes e evidenciam que a mulher está mais do que apta a ocupar seu lugar plenamente em todas as áreas da sociedade”

Ethel Mizrahy

A exposição “Alzira Reis – Pioneirismo, Determinação e Luta” fez parte da 14ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que trouxe como temática “Mundo Digital: Museus em Transformação” . Para saber sobre a Primavera dos Museus, acesse o site.