Ambiente familiar pode afetar o desenvolvimento escolar das crianças

Criar hábitos de estudo em casa pode ser um diferencial para a aprendizagem infantil.

31 de julho de 2023 - , , ,

* Madu Mendonça

A escola é o segundo organizador social da infância, sendo, então, um ambiente essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças. Porém, ainda que os filhos estejam no ambiente escolar, os pais e responsáveis seguem tendo um papel imprescindível no aprendizado infantil. Por isso, um ambiente familiar saudável pode ser um diferencial para prosperidade da criança nos estudos.

Para a professora Ana Maria Lopes, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, a parceria entre a escola e a família é muito importante para o desenvolvimento da criança. “É essencial que os pais sejam parceiros da escola, acompanhem as atividades e não se esqueçam que a família tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento, sobretudo nos primeiros seis anos da infância”, destacou.

“O desenvolvimento da criança e do adolescente reflete aquilo que ela vivencia no seu núcleo familiar”.

Professora Ana Maria Lopes

Qual é o papel dos pais e responsáveis?

A família deve tentar constituir um núcleo familiar regido pelo afeto e pelo diálogo, evitando comportamentos violentos e que gerem discussões. Dessa maneira, ambientes saudáveis podem favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Além disso, os pais têm um papel fundamental no incentivo aos estudos e à leitura. Nesse sentido, ler histórias infantis para as crianças pode ser uma alternativa para despertar nelas o interesse pelo aprendizado.

Da mesma maneira, os pais e responsáveis devem criar o hábito de acompanhar as crianças em suas tarefas de casa. “Desde cedo, é importante que a criança crie um hábito de fazer seus deveres escolares. Ainda que sejam atividades simples, é essencial que os pais valorizem essa tarefa, porque é a partir da atividade simples que a criança vai criar autonomia para desenvolver problemas complexos”, explicou.

Por fim, a professora destacou a importância da visita frequente ao pediatra durante os primeiros anos de vida da criança. Isso é relevante, pois esse profissional pode indicar aos pais como está o desenvolvimento da criança, se ela tem algum tipo de dificuldade e o que fazer para favorecer seu aprendizado.

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre as principais causas das dificuldades escolares na infância e dar orientações de como pais e professores devem atuar para melhorar o desempenho dos pequenos.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Madu Mendonça – estagiária de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno