Amigos homenageiam os novos professores titulares

15 de março de 2010

“Temos todos, dentro de nós, todas as idades”, com esta frase do escritor Mário Quintana, o professor Humberto Corrêa da Silva Filho começou seu discurso na cerimônia em que foi empossado como professor titular na última sexta-feira, 12 de março. O professor se referiu a esta citação para relembrar sua trajetória acadêmica e profissional. A professora Cleonice Carvalho Coelho Mota, empossada na mesma solenidade, dividiu com amigos, colegas e familiares a imensa alegria pela conquista.

A professora emérita Ana Lúcia Gazzola, reitora da UFMG gestão 2002-2006, saudou a professora Cleonice e abriu sua fala dizendo que “saudava, com o coração, a uma grande amiga que sempre defendeu os mesmos ideais e valores dentro da universidade”. Emocianada, Ana Lúcia parabenizou Cleonice pelo título que considera como “o ápice da carreira docente”. Ela afirmou que a professora pontua em todos os requisitos necessários para ser professora titular e encerrou sua fala desejando que os dois professores empossados na ocasião “exerçam com responsabilidade e alegria a nova etapa de suas vidas”.

Já o professor Marco Aurélio Romano Silva, titular do Departamento de Saúde Mental, foi quem saudou o professor Humberto Corrêa. “Foi com muita honra que recebi e aceitei o convite para fazer esta saudação. Não tenho dúvida que o professor Humberto está preparado para esses desafios, pois ele já os tem enfrentado, com a habilidade e a persistência que lhe são características, e que levaram o Departamento de Saúde Mental a possuir, hoje, indicadores acima da média da UFMG”, afirmou Marco Aurélio e encerrou sua fala ressaltando a seriedade com que Humberto encara seus compromissos institucionais e pessoais.

O professor Francisco José Penna, parabenizou os dois novos professores titulares, e pontuou em sua fala quais requisitos se deve ter para alcançar tal patamar: “Um professor titular de uma Universidade pública, como a nossa UFMG, precisa ter capacidade de liderança, devendo ser capaz de apoiar, de congregar, de estimular o debate produtivo, de valorizar a competência e a aquisição de conhecimentos. Deve ser formador, transformador, modelador, construtor. Deve estar aberto à experimentações, aos sonhos e aos ideais! Deve lutar por partilhar uma Universidade pública, gratuita, inclusiva, ética, responsável, variada, diversa”.

Ao final da cerimônia que foi no Salão Nobre da Faculdade, os novos professores titulares ofereceram um coquetel e receberam os cumprimentos no hall do prédio da Medicina.