Professores da Medicina da UFMG recebem prêmio Oscar Alves

29 de agosto de 2019

O artigo “Fatores associados à variação da creatina fosfoquinase (CPK) em pacientes vítimas de trauma, submetidos à ‘onda vermelha’, com evolução à rabdomiólise” foi homenageado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), com o prêmio Oscar Alves. A premiação foi concedida no último mês e dedicada ao melhor artigo científico publicado na revista do Colégio em 2018.

O estudo premiado foi produzidos pelos professores do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Mário Pastore Neto e Vivian Resende, pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Carla Jorge Machado, e pelo discente da Faculdade, Rafael Valério Gonçalves.

Foto: Professor Mário Pastore, professora Vivian Resende, presidente da CBC Savino Gasparini e discente Rafael Valério Gonçalves.

Segundo o professor Mário, o artigo tenta elucidar os fatores de risco associados aos pacientes vítimas de trauma grave que chegam ao hospital e são atendidos em estado grave. “Esse é o protocolo de onda vermelha, que consiste em conjunto de ações médicas, como reanimação respiratória e cardiocirculatória”, acrescenta.

Para a pesquisa, foram acompanhados 50 pacientes em protocolo de onda vermelha, de 2011 a 2015, no Hospital Risoleta Tolentino Neves. A partir da chegada e em intervalos subsequentes, foram realizadas medidas de CPK. O professor explica que CPK é um marcador associado aos achados de rabdomiólise – síndrome grave causada por lesão muscular. Segundo Mário, a elevação do marcador após o trauma eleva o nível de alarme dos pacientes, que podem desenvolver falência múltipla orgânica sistêmica (FMOS).

Para melhorar a prevenção e o tratamento precoce da FMOS, o professor afirma que é importante determinar quais os pacientes necessitam de monitoramento dos níveis de CPK imediatamente após a chegada ao hospital. Altos valores do marcador estão relacionados estatisticamente aos achados de trauma torácico, insuficiência renal, lesão intestinal, entre outros casos.

Segundo Mário, esses pacientes tem maior chance de apresentar CPK elevada e suas consequências, inclusive morte. “Com esses achados pode-se estratificar uma categoria de pacientes que se beneficiam da medição precoce da CPK, se fazendo a prevenção e o tratamento precoce da FMOS. O resultado final é a prevenção de óbitos”, avalia.

O prêmio “Oscar Alves”

A premiação recebida pelos pesquisadores é concedida pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões aos artigos médicos publicados em sua revista científica. Segundo Mário, a premiação leva em consideração a originalidade, a relevância para a ciência, sociedade, metodologia científica, ensino e desenvolvimento da cirurgia.