Inverno traz asma de volta ao rádio
11 de junho de 2010

WHO/M.Kokic
No próximo dia 21 de junho começa o inverno no hemisfério sul. E, em 17 de junho, é o Dia Nacional de Controle da Asma. Com o frio, é comum haver maior ocorrência de doenças respiratórias, dentre elas a asma. Mas isso, todo mundo já sabe.
A novidade é que o Saúde com Ciência da semana de 14 a 18 de junho preparou uma série que vai mostrar que o assunto é sério e merece a atenção dos ouvintes das 20 emissoras que transmitem o radiofônico no controle da asma e de algumas doenças respiratórias.
O asmático tem uma inflamação nas vias aéreas que estreita os brônquios e impede a livre passagem de ar. Assim, pode causar crises constantes. Em alguns casos, até a morte, quando os brônquios se fecham completamente.
Apesar de simples, a asma pode causar muitos problemas se não for tratada adequadamente. Para se ter uma idéia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em todo o mundo cerca de 300 mil pessoas tenham a doença. Para o Ministério da Saúde a mortalidade pela asma é mais alta que a média mundial: mais de 2,5 mil pessoas. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a asma é a terceira causa de internação no país. Porém, com o controle correto a vida do paciente é normal.
Para orientar como e porque fazer esse controle, o Saúde com Ciência aborda a diferença entre a asma em adultos e em crianças, os tipos de tratamento mais recentes, como se dá o acolhimento da criança e da família no sistema de saúde, e ainda fala de doenças correlatas, como rinite e bronquite, dentre outros assuntos. O programa também mostra como a parceria entre a UFMG e o poder público ajudou no controle da doença em Belo Horizonte (+).
Com o apoio da Casu e do CNPq, o programa vai ao ar na Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM, de 2ª a 6ª, às 5h, 8h e 18h (Onde mais ouvir).
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
“Asma e outras doenças comuns no inverno”
Segunda – feira (14/06/2010)
Asma em adultos e crianças
Entrevistados: Dra. Cristina Gonçalves Alvim – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Dr. Frederico Ozanan de Fúccio – pneumologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMGTerça – feira (15/06/2010)
Asma ou bronquite?Entrevistados: Dra. Cristina Gonçalves Alvim – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Dr. Frederico Ozanan de Fúccio – pneumologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG
Dra. Laura Maria de Lima Belizário Facury Lasmar – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMGQuarta – feira (16/06/2010)
Programa Criança que Chia
Entrevistadas: Dra. Laura Maria de Lima Belizário Facury Lasmar – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Dra. Maria Jussara Fernandes Fontes – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMGQuinta – feira (17/06/2010)
O controle da asma
Entrevistadas: Dra. Cláudia Ribeiro de Andrade – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Dra. Laura Maria de Lima Belizário Facury Lasmar – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMGSexta – feira (18/06/2010)
Cuidados e prevenção
Entrevistados: Dra. Cláudia Ribeiro de Andrade – pneumologista pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Dr. Ricardo de Amorim Correa – pneumologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG