Aula aberta debate ilustração científica com Iriam Starling


01 de outubro de 2018


Na próxima sexta-feira, 5 de outubro, a disciplina História da Medicina, promovida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), realiza a aula aberta “História da ilustração científica”. A convidada a debater o assunto é a ilustradora médica, Iriam Starling. A aula irá discutir alguns pontos e personagens da história da medicina que marcaram a evolução das ciências, além do conceito de ilustração científica.

Corte sagital do encéfalo. Acervo Iriam Starling.

De acordo com Iriam, a imagem é uma poderosa ferramenta no ensino de um modo geral. “A ilustração tornou-se um fator importante no ensino das ciências, especialmente da medicina, a partir da invenção da prensa, quando as ilustrações passaram a ser reproduzidas fielmente, sem a intervenção de copistas”, argumenta.

A ilustradora é formada em Medicina e Belas Artes, com atuação no ramo desde 1985. “Tenho milhares de desenhos publicados em livros, periódicos, teses de mestrado e doutorado, e nas páginas da web”, conta.

A aula acontece das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106