Aula aberta debate os primórdios da Santa Casa em Belo Horizonte

05 de junho de 2018

Professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Rita de Cássia Marques, discute a história da Santa Casa nesta sexta-feira.

Raíssa César*

Primeiro prédio da Santa Casa. Foto: Arquivo Cememor

Na próxima sexta-feira, 8 de junho, a disciplina História da Medicina, oferecida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), promove a aula aberta “Os primórdios da Santa Casa em BH”. A palestrante convidada é a professora Rita de Cássia Marques, professora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG.

A aula será das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.

O enfoque da aula será a história da Santa Casa, o primeiro hospital construído na cidade. De acordo com a professora, o hospital foi inaugurado em 1899, inicialmente em barracas de lona, e conseguiu apoio da população e do governo para erguer prédios de alvenaria. “O complexo da Santa Casa, por muitos anos, foi o mais importante da cidade, compreendendo, além do prédio da Santa casa, o Asilo Afonso Pena, a Maternidade Hilda Brandão e o Hospital São Lucas”, explica a professora.

Sobre a professora
Rita de Cássia trabalhou no Cememor entre 1996 a 2005, no qual teve a oportunidade de conhecer diversos aspectos da história da Santa Casa.

Neste período, desenvolveu seu projeto de mestrado sobre a História da Ginecologia em Minas Gerais, na qual a Santa Casa ocupava posição central. “Nela, foi criada a primeira enfermaria feminina de Belo Horizonte, e também era o local de trabalho de Hugo Werneck, o primeiro ginecologista da cidade”, acrescenta a pesquisadora.

“A primeira publicação sobre a Santa Casa foi a minha tese, publicada pela Universidade Federal Fluminense em 2005, com o título ‘É Preciso ser piedoso: a imagem social do médico de senhoras’”, conclui Rita.

História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106

*Redação: Raíssa César – estudante de jornalismo