Aula aberta fala sobre sutura vascular


21 de maio de 2018


*Raíssa César

Na próxima sexta-feira, 25 de maio, a disciplina História da Medicina, oferecida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), promove a aula aberta “Os caminhos da sutura vascular”. O palestrante convidado é o professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, docente há 57 anos na Instituição.

A aula será das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.

O enfoque da aula será a história da cirurgia vascular, especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de artérias, veias e vasos linfáticos. Ernesto conta que ela evoluiu muito desde sua graduação, em 1960 e que ele teve a oportunidade de acompanhar, até os tempos atuais, a evolução de todos os ramos da cirurgia, principalmente da cirurgia cardiovascular, sua especialidade.

“Participei e atuei em todas as etapas da extraordinária evolução desses ramos, sendo pioneiro em várias delas”, afirma o professor. “Acompanhei de perto os grupos de cirurgiões, também pioneiros. Trocávamos ideias sobre vários temas, e me surpreendi, pesquisando trabalhos, que já na década de 1930 o professor Borges da Costa realizou enxertos arteriais”, acrescenta.

O professor participou, por exemplo, do primeiro implante de marca-passo em paciente com Doença de Chagas do mundo, junto ao professor André Esteves de Lima, também do Departamento.

De acordo com Ernesto, é de fundamental importância que os cirurgiões que lidam com o trauma estejam aptos a diagnosticar e tratar uma emergência vascular traumática hemorrágica, que ocorre quando o indivíduo é baleado ou esfaqueado e tem um rompimento de uma artéria ou veia. Dessa maneira, o estudo das vias de acesso aos grandes vasos e da sutura vascular se torna primordial. “Foram temas aos quais dei muita importância em meu longo período de professor de cirurgia”, conclui o professor.

 

História da Medicina           

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação: https://www.medicina.ufmg.br/cememor/disciplina-historia-da-medicina/

Mais informações: Cememor – 3409 9106

 

*Redação: Raíssa César – estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Rodrigues