Aula inaugural do campus Saúde aborda Inteligência Artificial e aplicabilidade na saúde

Evento reúne comunidade da Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e Hospital Risoleta Tolentino Neves.

13 de maio de 2021 - , , , ,

Na próxima segunda-feira, 17 de maio, para marcar o início do primeiro semestre letivo de 2021 da UFMG, o campus Saúde promove a aula inaugural “Inteligência Artificial e aplicabilidade na saúde: desafios e possibilidades”, com os professores Deborah Malta, da Escola de Enfermagem da UFMG; Zilma Reis, da Faculdade de Medicina e Vírgílio Almeida, do Instituto de Ciências Exatas, que integram o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde). O evento será online, às 14h, com transmissão pelo canal da EEUFMG no Youtube.

O evento é proposto pela Comissão Permanente do Campus Saúde e contará com as boas-vindas da diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares, do diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto José Alves, e das superintendentes do Hospital das Clínicas, professora Andréa Maria Silveira, e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, professora Alzira Jorge. Conta com o apoio dos diretórios e centros acadêmicos dos cursos de graduação das Unidades.

De acordo com a professora Deborah Malta, as principais aplicações da Inteligência Artificial (IA) na área da saúde incluem suporte para diagnóstico e decisão clínica, monitoramento de pacientes, dispositivos automatizados para auxiliar cirurgias e o atendimento ao paciente e gerenciamento de sistemas de saúde. Também estão incluídos nesse rol a mineração de mídias sociais para inferir possíveis riscos à saúde, aprendizado de máquina para prever risco em pacientes e robótica para apoiar cirurgia. “A IA poderá apoiar na determinação precoce das doenças, identificando os fatores de risco, os riscos a saúde, por meio do cruzamento de diversas bases de dados, e com isto, predizer riscos a saúde e prevenir doenças. Os trabalhos do CIIA-Saúde liderado pela UFMG vão se organizar em cinco eixos: Prevenção e qualidade de vida, Diagnóstico, prognóstico e rastreamento, Medicina terapêutica e personalizada, Sistemas de saúde e gestão e Epidemias e desastres”, explicou.

A moderação será feita pela professora Sônia Soares, presidente da Comissão do Campus Saúde. Ela destaca que a formação na área da saúde sofreu um grande impacto com o advento da pandemia e que atentos a responsabilidade ética e profissional como educadores, foi necessário recriar e reinventar a prática docente. “Ao iniciarmos as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2021, ainda por meio do ensino remoto, é sinal de que teremos muitos desafios a serem enfrentados. É o momento de acolher e de receber nossa comunidade do Campus Saúde, especialmente, os nossos estudantes recém-chegados à UFMG, para este novo ciclo”, finaliza.

“Pensamos, como diretores das unidades acadêmicas, que compõem o Campus Saúde, que é tempo de abrirmos para algo novo. Assim, entendemos que este é um momento de oferecer uma aula inaugural com uma temática que tem despertado muito interesse na atualidade, como é o caso da Inteligência Artificial e sua aplicabilidade na área da saúde.”

professora Sônia Soares, presidente da Comissão do Campus Saúde

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG