Aula magna da Saúde Pública aborda saúde digital no SUS

Evento conta com a presença de Ana Estela Haddad, secretária de saúde digital e inovação do Ministério da Saúde.


29 de agosto de 2023 - , ,


Foto: Arquivo/Faculdade de Medicina da UFMG.

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Faculdade de Medicina da UFMG promove a aula magna “Saúde Digital no SUS: Desafios atuais”. A aula será proferida pela secretária de saúde digital e inovação do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e marca as atividades do segundo semestre da disciplina Seminários em Saúde Coletiva, que faz parte do Programa de Pós-graduação (PPG) em Saúde Pública.

O evento será realizado a partir das 9h, na sala 618 (6º andar da unidade). Estarão presentes representantes da Diretoria da Faculdade e da Reitoria da UFMG.

Segundo os organizadores, a proposta é debater como a área pode promover equidade no acesso à saúde. “É preciso aprofundar as reflexões sobre como a saúde digital pode apoiar estratégias de promoção da equidade em saúde e abordar desafios como a proteção de dados e a democratização da informação”, pontua a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), Elis Borde.

O evento conta com a colaboração dos PPG em Gestão de Serviços de Saúde (Escola de Enfermagem da UFMG) e Saúde Coletiva (Fiocruz Minas) e é aberto ao público, sem ser necessário inscrição prévia.

Telessaúde

Além da aula, Ana Estela Haddad terá reuniões para discutir a utilização de recursos de telessaúde para o enfrentamento das filas de especialidades. Esses encontros contarão com a participação dos núcleos de telessaúde da UFMG e da Ciências Médicas, além da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Secretaria Estadual de Saúde Minas Gerais.

Para a professora do MPS, Alaneir de Fátima dos Santos, a telessaúde representa uma ferramenta poderosa para a discussão remota dos casos de pacientes que necessitam de atendimento especializado. “Essa abordagem oferece uma significativa probabilidade de resolutividade, dispensando a necessidade de encontros presenciais com esses profissionais na maior parte dos casos. Atualmente, cerca de 70% dos casos provenientes das unidades básicas de saúde do SUS, que requerem atendimento com especialistas, têm potencial para serem solucionados à distância através de teleconsultorias”, explica.

Aula Magna “Saúde Digital no SUS: Desafios atuais”
Ministrada por
: Ana Estela Haddad (secretária de saúde digital e inovação do Ministério da Saúde)
Data: 1º de setembro de 2023
Horário: 9h
Local: sala 618 (6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG)

Atualizada em 29 de agosto