Bazar do Projeto Para Elas tem nova data marcada


06 de junho de 2023 - ,


Foto: Carolina Faraco

O bazar de bijuterias produzidas em oficinas em grupo através do Projeto Para Elas tem uma nova data marcada para acontecer, na próxima quarta-feira, 14 de junho, na entrada da Faculdade de Medicina da UFMG. A ação tem relação com as oficinas de restauração de bijuterias, feitas como forma de cuidado e apoio profissional às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

Durante o bazar, acontece também um momento cultural com show de Simião Leão, de 11h às 14h. Mais tarde, de 13h às 15h, haverá uma oficina de origami.*

Esta é a primeira edição da feira após o falecimento da coordenadora e idealizadora do projeto, professora Elza Machado de Melo. De acordo com a professora Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) e co-coordenadora do programa Marília Faleiro Malaguth, para a professora Elza o projeto era extremamente importante para mostrar as participantes que ninguém merece sofrer qualquer tipo de violência, e ajudá-las a enfrentar a situação e começar uma nova vida.

“Nós vamos dar continuidade ao projeto Para Elas Por Elas Por Eles Por Nós porque temos um trabalho que foi feito de forma pioneira e muito bem fundamentado. Ele tem se mostrado muito importante no enfrentamento da violência para as mulheres. Tivemos essa alegria de contar com a professora Elza para nos fazer vivenciar esses fundamentos que regem o programa do Para Elas e que a gente pretende levar adiante. Continuando com as oficinas nos territórios, com o projeto de geração de renda, com o Projeto Doe Sua Bijou e continuando com a troca de aprendizado entre as mulheres, com o artesanato, apoio, acolhimento, as rodas de conversa e sempre com cuidado em saúde”, pontua a professora.

Durante onze anos de projeto, mais de mil mulheres já participaram das oficinas de restauração. Além de confeccionar bijuterias, as participantes discorrem sobre temas pertinentes às suas vivências, como a problemática da violência e questões relacionadas à saúde.

Além do bazar, o projeto recebe doações de bijuterias, linhas, agulhas e miçangas para serem reutilizadas. Para as doações, não existe nenhuma restrição quanto à condição das bijuterias, o objetivo é arrecadar o maior número possível de contribuições.

Os interessados em contribuir podem deixar as peças na caixa sinalizada na entrada da Faculdade de Medicina (Avenida Alfredo Balena, 190, Centro).

Saiba mais:


*Atualizado em 12 de junho de 2023