Biblioteca Universitária retoma treinamentos online

Em março, tutoriais abordarão as plataformas de e-books assinadas pela UFMG e o Portal de Periódicos da Capes

01 de março de 2021 - , , ,

f
Acesso, estratégias de busca e criação de referências bibliográficas estão entre os temas trabalhados. Imagem Portal de Periódicos da Capes

Serão retomados, neste mês de março, os treinamentos online da Biblioteca Universitária, que tiveram início em agosto do ano passado. O primeiro treinamento será na quinta-feira, 4, a partir das 10h, e terá como foco as estratégias de busca e uso do Portal de Periódicos da Capes.

A princípio, serão abordadas as etapas de procura da informação – ressaltando as estratégias, recursos e instrumentos de pesquisa – e apresentados os caminhos mais viáveis para bases de dados, repositórios e demais fontes de informação científica. Em seguida, serão  apresentadas orientações para acesso ao Portal e instruções de busca por periódicos, livros e bases de dados. O mesmo treinamento também será oferecido no dia 18, às 14h.

A segunda apresentação está agendada para o dia 8, às 11h, e terá como tema o acesso aos e-books assinados pela UFMG. Serão apresentadas as plataformas disponíveis e as áreas de conhecimento cobertas. Também será mostrado o passo a passo para acessá-las e para fazer a busca por e-books no âmbito de cada uma delas e no catálogo online da UFMG. Todo esse conteúdo voltará a ser apresentado nos dias 16 e 31, às 14h e às 17h, respectivamente.

A criação de referências bibliográficas de forma automática pelo gerenciador Mendeley também está na pauta do treinamento. A apresentação sobre esse tema será feita no dia 26, às 10h. Haverá uma breve explicação sobre as normas da ABNT para citação e referências e sobre os gerenciadores bibliográficos. Também será descrito o mecanismo de organização de documentos e o uso do aplicativo Word para criar citações e referências automáticas.

As apresentações são organizadas pela equipe do setor de apoio aos usuários do Portal Capes na UFMG. Todas as apresentações serão transmitidas no canal do Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube, onde ficarão disponíveis. Não é necessária inscrição prévia, e a emissão de certificados estará condicionada à assinatura da lista de presença.

Mais informações podem ser obtidas pelo email setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo Skype Suporte à Pesquisa UFMG.

(Centro de Comunicação da UFMG)