Calixcoca vence o prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica

Premiação foi entregue em São Paulo nesta quarta-feira, 13 de dezembro.


14 de dezembro de 2023 - , , , ,


Professor do Departamento de Psiquiatria (PSQ), Frederico Garcia, recebeu o prêmio. Foto: Divulgação/Veja Saúde/Oncoclínicas.

A pesquisa Calixcoca, que busca um tratamento para a dependência química de cocaína e crack, venceu a categoria “Terapias e Tratamentos Inovadores” do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica. A entrega foi realizada em cerimônia nesta quarta-feira, 13 de dezembro.

O medicamento induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga numa molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica. O projeto realizou etapas pré-clínicas, em que foi constatada segurança e eficácia para tratamento da dependência de crack e cocaína e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais. 

O prêmio tem o propósito de divulgar os avanços e conquistas de equipes que se dedicam a encontrar soluções inovadoras para melhorar a assistência médica no Brasil. A iniciativa recebeu dezenas de trabalhos vindos de todas as regiões do país. Eles foram avaliados por um júri técnico, formado por grandes nomes da saúde, como Margareth Dalcolmo e Gonzalo Vecina.

As notas foram atribuídas de acordo com critérios como abrangência e aplicabilidade, impacto e relevância, inovação e capacidade disruptiva, além do emprego de tecnologia. Além do troféu, os vencedores terão os projetos divulgados na revista, no site e nas redes sociais de Veja Saúde e da Oncoclínicas.

Em outubro, a pesquisa venceu o Prêmio Euro Inovação na Saúde.