Campanha arrecada brinquedos para brinquedoteca do HC-UFMG

Doações podem ser feitas até 10 de outubro


30 de agosto de 2019 - ,


Sabe aquele brinquedo que um dia tanto te alegrou? Ou aquele livro que te fez viajar sem sair do lugar e que, de repente, está encostado na sua casa? Eles ainda podem alegrar o dia de muitas crianças e adolescentes, desde que você participe da 3º campanha de arrecadação de brinquedos e livros para a brinquedoteca do Hospital das Clínicas da UFMG, promovida pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

De 2 de setembro a 10 de outubro, as doações serão recolhidas em caixa localizada no saguão de entrada da Faculdade ou no Departamento de Pediatria, sala 265.

O gesto de solidariedade pode valer para diferentes situações. Foi assim com a última edição da campanha, que ultrapassou 2 mil itens arrecadados. O montante não só permitiu inovar a brinquedoteca e proporcionar momentos de respiro aos pacientes pediátricos como também levar alegria para crianças das escolas públicas do Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas.

De acordo com a coordenadora da ação e chefe da secretaria do Departamento, Marília Regina Rodrigues, a expectativa é de que as doações neste ano também cheguem a outros destinos. “Os brinquedos e livros são destinados ao hospital e anexos. Fazemos uma triagem para separar aqueles que podem ajudar as crianças em tratamento. No ano passado, conseguimos enviar também para crianças do Vale do Jequitinhonha, que receberam a doação durante a intervenção do Observaped”, comenta.

Marília explica que a preferência é por brinquedos luminosos e sonoros, que estragam mais facilmente e, por isso, precisam ser repostos com maior frequência. “Mas recebemos diferentes materiais. No ano passado, os livros de literatura para adultos arrecadados foram encaminhados para o ‘Projeto Consultório de Rua’”, conta.

Ainda segundo a coordenadora da ação, a adesão da comunidade é fundamental para a campanha. Isso porque além de contribuir na divulgação, voluntários ajudam a separar e embrulhar os brinquedos doados, trabalho de equipe que torna a ação viável.