Campus Saúde promove simulação de acidente de trânsito

11 de setembro de 2018

Ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito e será realizada em parceria com Corpo de Bombeiros Militar e Samu BH

Na próxima segunda-feira, 17 de setembro, o estacionamento do Campus Saúde da UFMG, na região hospitalar de Belo Horizonte, será palco do evento de extensão “II Simulação do Campus Saúde da UFMG: educação, gestão e ação”.  A partir das 12h, a comunidade interna e externa à UFMG poderá participar da ação educativa em saúde, organizada por professores e alunos da Escola de Enfermagem da UFMG, da Faculdade de Medicina e profissionais do Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Samu BH.

Alunos e professores do curso de Enfermagem irão orientar sobre como agir em um acidente de trânsito. Foto: Carol Morena.

O evento tem como foco a prevenção de agravos no trânsito e faz parte da Semana Nacional de Trânsito 2018. Nesta edição, o tema da semana é “Nós somos o trânsito”. De acordo com a professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde da EEUFMG, Karla Rona da Silva, coordenadora da ação de extensão, o objetivo é buscar simular um cenário bem próximo da realidade, com a atuação de profissionais dos serviços que integram a Rede de Atenção às Urgências.

“Na simulação, um jovem de carro transita no interior do campus. Desatento devido ao uso simultâneo do aparelho celular e sem perceber a aproximação de um ciclista, se choca com uma bicicleta. Assustado, acelera ao invés de frear e colide também com uma árvore. Em seguida será realizado todo o atendimento às vítimas”, explica a professora.

Circuito Educativo

Após a simulação, será realizado o “Circuito Educativo”, com atividades voltadas para educação, prevenção e conscientização sobre o trânsito. Também será realizada a ação “Pedágio legal: trânsito seguro é a gente que faz” e a distribuição de materiais educativos sobre a importância de cada cidadão para um trânsito mais seguro.

Conscientização

Durante o evento, a comunidade poderá conhecer uma unidade móvel do Samu, que ficará exposta com os equipamentos e materiais. Profissionais da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) também irão orientar sobre técnicas simples de reanimação cardíaca para leigos. Além disso, o Corpo de Bombeiros irá promover a conscientização da população sobre segurança no trânsito, explicando seu papel no atendimento de agravos em trânsito.

A Polícia Rodoviária Federal trará o Cinema Rodoviário, no qual irá exibir vídeos sobre as principais causas de acidentes de trânsito e fatores de agravamento dos acidentes, como ultrapassagens proibidas pela sinalização ou forçadas, falta do cinto de segurança e cadeirinha, álcool e excesso de velocidade.

Funcionários da Funerária Metropax também estarão presentes com abordagem sobre a valorização da vida e o acolhimento humanizado a familiares enlutados.

Simulação do Campus Saúde

Além do Corpo de Bombeiros e Samu, o evento conta também com a parceria da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti); Metropax; Faculdade de Medicina da UFMG; Hospital das Clínicas da UFMG; BHTrans, Arterial Urgência e Emergência; Copiadora e Gráfica Rápida HPC; Varela peças usadas e novas e S.O.S Medrado.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG