Campus Saúde realiza supressão de árvore com risco de queda nesta sexta-feira


27 de setembro de 2018


Trabalho de retirada de árvores com risco de queda garante a segurança da comunidade

Intervenção para a supressão de árvore será realizada nesta sexta-feira, 28 de setembro, a partir das 6h, no campus Saúde da UFMG, onde haverá a retirada de uma Palmeira. O serviço foi baseado em minucioso estudo de toda a área verde do campus, que identificou risco de queda da árvore com base comprometida, localizada próxima a entrada da Faculdade de Medicina da UFMG.

Árvore fica perto da entrada da Faculdade de Medicina.

Na tarde desta quinta-feira, outra espécie, conhecida como Pau-ferro, foi suprimida para garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local. A árvore se encontrava no estacionamento do campus e também apresentava risco de queda.

O engenheiro Geraldo Motta, diretor da Divisão de Áreas Verdes do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai), explica que um levantamento de dados é feito anualmente por um técnico para identificar a necessidade de poda ou de supressão de árvores.

“A gente faz avaliação em toda vista que realizamos ao campus Saúde. Fazemos igual uma mãe quando olha para as crianças para ver se tem alguma coisa errada ou diferente. Mas, sempre com um olhar para a questão da segurança das áreas”, conta.

A supressão das árvores normalmente ocorre quando oferece riscos para a comunidade, sejam eles visíveis ou indicados por marcas de insetos, por exemplo. Para isso, um laudo técnico é elaborado, com a supervisão de um técnico da Prefeitura de Belo Horizonte, que autoriza a intervenção.

“O  laudo passa pela avaliação, divulgação e recebe sugestões de pessoas que circulam pelo campus. A última palavra é sempre da Prefeitura, que emite um laudo de autorização”, completa.

No período em que será feita a supressão da Palmeira, nesta sexta-feira, haverá a interdição parcial de algumas áreas próximas a entrada da Faculdade de Medicina da UFMG.