Cartilha de fibrose cística pretende contribuir com tratamento

08 de fevereiro de 2017

Segunda edição do material apresenta formato impresso.

Já estão disponíveis as versões digital e impressa da segunda edição da cartilha “Fibrose Cística para pacientes e cuidadores”. Produzida pelo Centro de Educação e Apoio Social do Nupad (Ceaps), em parceria com os Centros de Referência em Fibrose Cística de Minas Gerais, a cartilha tem como objetivo fornecer informações sobre a doença aos pacientes e cuidadores, além de estimulá-los a aderir ao tratamento, para a melhora da qualidade de vida.

A primeira edição do material foi disponibilizada no portal do Nupad em 2015. “Na ocasião, não foi possível imprimir. Já a segunda versão terá formato digital e impresso, com pequenas modificações de conteúdo”, explica a médica do Ambulatório de Fibrose Cística do Hospital das Clínicas da UFMG, Maria das Graças Rodrigues, responsável pela edição da cartilha.

Segundo Maria das Graças, o material impresso passa a ser distribuído nos próximos dias aos pacientes acompanhados nos quatro serviços de referência de fibrose cística do estado: em Belo Horizonte, no Hospital das Clínicas da UFMG e na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig (Hospital Infantil João Paulo II e Hospital Júlia Kubitschek); Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Juiz de Fora. “A cartilha impressa tem a finalidade de aumentar o acesso das pessoas ao conteúdo, já que muitos pacientes não dispõem de computadores e outros recursos eletrônicos”, aponta.

Acesse a cartilha.

FIBROSE CÍSTICA

Distúrbio genético caracterizado pelo mau funcionamento das glândulas exócrinas, que passam a produzir secreções (muco) mais espessas, difíceis de excretar, a fibrose cística é uma das seis doenças identificadas pela triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho. As principais complicações da fibrose cística ocorrem nos sistemas respiratório, digestivo e reprodutor.