Cartilha orienta sobre prevenção da covid-19 aos profissionais das UBSs

Material está disponível online e foi elaborado considerando que a infecção por Sars CoV-2 nos profissionais de saúde ocorre de maneira significativa fora do ambiente de assistência à saúde


17 de setembro de 2020 - , , , , ,


Como forma de prevenir a infecção pelo novo coronavírus em profissionais de saúde e atualizá-los sobre a disseminação do SARS-CoV-2, o projeto TelePAN Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG criou uma cartilha com as principais orientações para o grupo. O produto é indicado aos trabalhadores que são considerados mais vulneráveis à infecção, como médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, agentes comunitários, auxiliares administrativos e de serviços gerais.

Imagem de fundo cinza, com a logo do TelePan Saúde no canto superior direito. No meio, na cor azul, o texto "Como você, profissional de saúde, pode ajudar no combate ao coronavírus dentro e  fora da Unidade Básica de Saúde?". Na parte de baixo há uma ilustração do coronavírus do lado esquerdo e, no direito, há o texto "autores: Bruno Henrique Lima Soaraes, Guilherme Teixeira Chateaubriand,
Julia Cheik Andrade,
Helian Nunes de Oliveira,
Maria do Carmo,
Unaí Tupinambás". "Setembro 2020".
Print da capa da cartilha

O material está publicado em www.medicina.ufmg.br/coronavírus, site da Faculdade de Medicina que reúne suas produções, ações e demais informações sobre covid-19. A cartilha “Como você, profissional de saúde, pode ajudar no combate ao coronavírus dentro e fora da Unidade Básica de Saúde?” traz orientações sobre o grau de exposição ao vírus em determinas situações, formas de prevenção e medidas necessárias caso o profissional contraia a covid-19, por exemplo.

Sua produção teve revisão bibliográfica feita pelo grupo discente de estudos e pesquisa do TelePAN, com revisão final realizada por docentes colaboradores do projeto. “A ideia surgiu quando verificamos que já existem evidências científicas publicadas que podem auxiliar na prevenção. Não há materiais que facilitem o entendimento e muitos trabalhadores desconhecem as medidas preventivas”, afirma o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade e coordenador do TelePAN, Helian Nunes de Oliveira.

Ele acrescenta que, por isso, a cartilha foi produzida com linguagem acessível, visual agradável e com fácil acesso, já que está online. De acordo com o professor, o material será constantemente atualizado com os novos conhecimentos da literatura científica.  

“As medidas preventivas ainda são os procedimentos mais importantes para enfrentamento da pandemia no mundo. É fundamental a divulgação de informações consistentes que auxiliem na prevenção da doença, pois muitas vidas podem ser salvas”

Helian Nunes de Oliveira

Acesse a cartilha no site medicina.ufmg.br/coronavírus

Leia também: Profissionais de saúde podem receber atendimento gratuito em saúde mental