Tanatologia e cuidados paliativos são temas da História da Medicina desta semana


01 de abril de 2019


Convidada da História da Medicina desta semana é uma das fundadoras da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais (Sotamig)

Cuidado paliativo é um tratamento multiprofissional, que visa a melhoria da qualidade de vida de pessoas gravemente enfermas e com doenças sem possibilidades de cura. Imagem: Pixabay/Divulgação

Nesta sexta-feira, 5 de abril, será realizada aula aberta História Medicina com o tema “Sotamig: a semente da Tanatologia e do cuidado paliativo em Minas Gerais”. O encontro, promovido pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), é aberto ao público geral, sem necessidade de inscrição prévia. O evento será realizado na sala s146 (andar subsolo da Instituição), das 11h30 às 12h30.

A aula será ministrada pela psiquiatra Mariel Paturle, uma das fundadoras da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais (Sotamig). Ela conta que a tanatologia significa, de forma literal, “o estudo da morte”. “Apesar desse nome, não estudamos a morte, mas pretendemos que seja uma ciência da vida pela ótica da morte, aprendendo as lições que a morte nos ensina para viver melhor”, ressalta.

A psiquiatra acredita que ainda existe muita resistência com relação ao trabalho nessa área, mesmo que o Conselho Federal de Medicina tenha indicação de cuidados paliativos aos pacientes gravemente enfermos e sem possibilidades de cura. “Fazemos uma interface com a Bioética, mudando a ótica de uma medicina impessoal e técnica para um atendimento individualizado ao paciente e sua família”, explica.

Os cuidados com os familiares também faz parte do trabalho da Sotamig, que criou grupo de atendimento aos enlutados. “Na nossa sociedade não sabemos lidar com as perdas, a morte e com o luto. Ainda negamos e escondemos a morte, principalmente nos hospitais”, declara.

História da Medicina

O Cememor oferece a aula aberta História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

Mais informações: Cememor – 3409 9106