Cememor promove oficinas gratuitas de artes visuais e saúde

Atividade é voltada para público geral, a partir de 18 anos

04 de outubro de 2023

A Oficina “Máscaras: Saúde e Artes Visuais” acontece nos dias cinco (5) e 19 de outubro, no turno da manhã, no Centro de Memória da Medicina (Cememor). A atividade é uma iniciativa do grupo de pesquisa “MeTsarte: Transdisciplinaridade – elo entre história, medicina, saúde, tecnologia e arte” que atua dentro do Cememor.

O objetivo é discutir sobre o acervo do Centro e também convidar os participantes a produzirem máscaras sobre a sua própria percepção acerca da pandemia de COVID-19, visando o encontro entre os campos da saúde e da arte. Cada oficina será composta por dois momentos: a visita mediada ao centro, com foco nas peças relacionadas ao tema da máscara e da prevenção de doenças, com duração de meia hora, e a confecção das máscaras, com duração de uma hora e meia.

A oficina é voltada para público geral, a partir de 18 anos. As inscrições são limitadas, pois são condicionadas à lotação do espaço. A confirmação de inscrição acontecerá através do e-mail disponibilizado para contato no momento da inscrição. Serão emitidos certificados para as pessoas que comparecerem.

Os materiais para produção das máscaras serão disponibilizados aos participantes pelo próprio setor e incluem materiais para colagens, lápis de cor, tintas, tesouras, papéis, entre outros.

Sobre os Mediadores

Thâmara Cunha Carvalho é estudante de graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, e bolsista de Iniciação Científica pelo IEAT/UFMG, atuando no Cememor e no grupo de pesquisa MeTsarte: Transdisciplinaridade – elo entre história, medicina, saúde, tecnologia e arte.

Phelipe Sousa Ramos, 21 anos, graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, no terceiro período na habilitação de pintura, estagiário na biblioteca de arquitetura da UFMG e bolsista pela Fundep no Cememor.

Cememor

O Centro de Memória da Medicina (Cememor) é dedicado à investigação da História da Medicina em geral e do desenvolvimento da ciência principalmente em Minas Gerais, com foco na trajetória da Faculdade de Medicina da UFMG desde sua fundação, em 1911.  Seu acervo conta com inúmeros elementos que demonstram o desenvolvimento do campo, como obras de arte, livros raros, revistas e jornais antigos especializados em saúde, instrumentos cirúrgicos, equipamentos médicos, fotografias, louças, flâmulas, etc. que ilustram a trajetória das ciências médicas e de seus personagens ilustres. Seu acervo é estimado em cerca de 100 mil itens. O Centro está localizado no andar térreo da Faculdade e está aberto ao público de segunda à sexta, de 8:00 às 17:00.

Com Centro de Memória da Medicina (Cememor)