Cememor recebe doação de obra rara

28 de abril de 2010

O Centro de Memória da Medicina (Cememor) recebeu a doação do livro “Notícia histórica da Santa Casa de Sabará”, de Zoroastro Vianna Passos. O exemplar, de 1929, além de não ser disponível para venda, conta com uma dedicatória assinada pelo próprio autor: um dos fundadores da Faculdade de Medicina.

Ethel Mizrahy, historiadora do Cememor, ressalta a importância de ações como a do ex-aluno da Faculdade de Medicina, José Euclides Franco Ribeiro, que doou o livro ao Centro de Memória. “Por ser uma obra muito rara, só tínhamos a fotocópia. O livro tem valor imensurável e isso enriquece muito o nosso acervo”, explica.

“Notícia histórica da Santa Casa de Sabará” é uma compilação de documentos, fotos e arquivos selecionados pelo professor Zoroastro Passos. “Este livro nos traz uma noção completamente diferente de História. Sem dúvidas, ele teve uma iniciativa meritória ao reconhecer a importância que tudo aquilo viria a ter no futuro”, analisa a historiadora.

Ela conta, também, da expectativa de que o Centro de Memória aumente ainda mais seu acervo, durante este ano. “Esperamos que, por ocasião do Centenário, recebamos mais doação deste mesmo quilate”, reitera Ethel.

O Autor
Nascido em 8 de setembro de 1887, em Sabará, o professor Zoroastro de Vianna Passos concluiu o curso de Medicina no Rio de Janeiro, no ano de 1910.  Foi membro da Universidade de Minas Gerais, Diretor do Hospital Militar da Força Policial, Chefe da Clínica Urológica e membro do Conselho Penitenciário do Estado.

Historiador e escritor, o professor foi, também, eleito membro da Academia Mineira de Letras, tendo produzido diversas obras sobre assuntos médicos e históricos.