Centenário do Hospital São Geraldo: 100 Anos de uma História de Luta e Perseverança


06 de julho de 2020


* Professor Alberto Diniz Filho

Fotos: arquivo Hospital São Geraldo – HC/UFMG

Os quatro anos que Linneu Silva (foto acima à direita) viveu no porão do Edifício da Faculdade de Medicina onde funcionava, exclusivamente, um Ambulatório da Clínica Oftalmológica, quase lhe alquebraram a coragem de lutar. Mas a boa estrela de Linneu Silva ganhou a batalha. Renato Machado (foto ao centro à direita) juntou-se a Linneu nos esforços para obter, também, uma instalação condigna para a Clínica Otorrinolaringológica.

O presidente do Estado de Minas Gerais Arthur Bernardes e seus secretários Affonso Penna Jr. e João Luiz Alves, foram sensíveis ao pedido dos professores. Cícero Ferreira, Diretor da Faculdade de Medicina e Samuel Libânio, Diretor do Serviço de Higiene do Estado, somaram esforços para que o prédio da Diretoria de Higiene (foto acima à esquerda) fosse doado e adaptado com a finalidade de abrigar a Clínica Oftalmológica e Otorrinolaringológica da então Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

Após esforços conjugados do Governo do Estado e da Faculdade de Medicina, donativos e subscrições de professores, médicos e pessoas da sociedade, inaugurava-se o Hospital São Geraldo no dia 04 de julho de 1920 (foto ao centro à esquerda). Assim, se fundou a primeira instituição hospitalar da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, orgulho de todos aqueles que lá mourejam na esperança de manter a tradição, serviço à comunidade, extensão e pesquisa nas áreas de atuação, não desmerecendo o amor ao trabalho, anseio de progresso, de servir ao próximo e preparo de novos especialistas, ideais que sangraram a vocação altruística de seus fundadores.

Em março de 1942, o Prof. Hilton Rocha (foto abaixo à direita) assume a cadeira da Clínica Oftalmológica, permanecendo na sua condução por quase 40 anos, até se aposentar do Hospital São Geraldo em 1981 (foto abaixo à esquerda). Um dos sonhos do saudoso Prof. Hilton Rocha foi o de criar uma Residência Médica, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. A primeira turma do Curso de Pós-Graduação (Residência Médica) iniciou-se em 01 de abril de 1959, estando o Hospital fisicamente preparado para esse objetivo. A criação da primeira Residência Médica em Oftalmologia do país foi um marco na história da especialidade e serviu de modelo para outras em diversas Faculdades de Medicina do Brasil.

Nesses mais de 60 anos da Residência Médica no Hospital São Geraldo, foram formados quase 500 médicos oftalmologistas, atuando em Minas Gerais e em vários outros estados do Brasil. Complementando a Residência Médica e, tendo em vista o desenvolvimento das subespecialidades e os novos critérios da Pós-Graduação (Lei das Diretrizes e Bases), o Prof. Hilton Rocha criou o Curso de Doutorado em Oftalmologia reconhecido pela CAPES e pelo CNPq (06 de julho de 1971) ampliando os objetivos da Residência e, ao mesmo tempo, preparando doutores para a docência em diferentes universidades brasileiras.

Atualmente, o Hospital São Geraldo é parte integrante do complexo do Hospital das Clínicas da UFMG, englobando os Serviços de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia.

Texto adaptado de autoria do Prof. Nassim Calixto (in memoriam), Professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFMG.

Professor Nassim. Foto: arquivo pessoal da família Calixto.

Uma instituição não é formada apenas por paredes, tampouco por egos ou vaidades.

O Hospital São Geraldo foi concebido e é representado pelas pessoas que ali constituíram a sua história.
O Hospital São Geraldo é o Prof. Linneu Silva, é o Prof. Renato Machado, é o Prof. Hilton Rocha.

O Hospital São Geraldo é o Prof. Nassim Calixto (foto acima), que ali atuou diariamente por mais de 60 anos, dedicando sua atenção aos pacientes e inspirando seus alunos.

O Hospital São Geraldo é o Prof. Lourival Franco de Sá, um amigo e coordenador da Residência Médica durante vários anos.

O Hospital São Geraldo é cada um dos professores, mestres e preceptores do passado e do presente.
O Hospital São Geraldo é cada residente, especializando, estagiário e fellow que ali foi formado.

O Hospital São Geraldo é a D. Sinvalina Neves, é cada enfermeiro, funcionário administrativo e colaborador que ali trabalhou.

As pessoas passam, mas a instituição fica, ela é perene.
São 100 anos de lembranças no coração de cada um que compartilhou uma parte de suas vidas no Hospital São Geraldo.

O aniversário é seu, São Geraldo, mas tenho que lhe dizer que sou eternamente grato por tudo que recebi desta
minha segunda casa.


* Prof. Alberto Diniz Filho
Chefe do Serviço de Glaucoma do Hospital São Geraldo
Professor Convidado do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da UFMG
Coordenador do Curso de Especialização em Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG