Ciclo IEAT 20 anos debate as mudanças climáticas no Brasil


01 de novembro de 2019 -


O Ciclo IEAT 20 anos realiza, no dia 18 de novembro, o Seminário ‘Impactos presentes e futuros das mudanças climáticas no Brasil’ no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) da UFMG, às 10h. O evento reune os principais especialistas nacionais e internacionais no tema.

O seminário é coordenado pelo professor Raoni Rajão, do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG, e conta com o apoio do Observatório do Código Florestal (OCF) e do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia.

A temperatura da terra tem aumentado. Nas últimas décadas, acompanhando esse aumento, impactos como mudanças nos padrões de chuva e aumento da frequência de eventos extremos como furacões e secas têm afetado muitas populações. Ainda que mudanças no clima global possam ocorrer naturalmente, em processos graduais, existe consenso na comunidade científica que rápidas transformações foram causadas pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, ocasionados pela queima de combustíveis fósseis e desmatamento. “Pretendemos refletir sobre as mudanças climáticas, considerando a natureza transdisciplinar do fenômeno” – destaca Rajão.

A abertura do evento será conduzida pela professora Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG, pelos professores da UFMG Raoni Rajão e Estevam Las Casas, diretor do IEAT, e pelo senador Fabiano Contarato, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

O evento é aberto mediante inscrições através deste link. Serão emitidos certificados de participação.

O painel com a Dra. Marcia Macedo, do Woods Hole Research Center (EUA), irá mostrar as consequências do desmatamento para a estabilidade climática no Brasil.

À tarde, o painel com os professores Britaldo Soares Filho (UFMG), Clarissa Costalonga e Gandour (PCI/PUC-Rio) e Marcos Heil Costa (UFV) irá discutir os desafios para alcançar as metas climáticas do Brasil. As ciências sociais terão também destaque no evento, onde os professores Raoni Rajão (UFMG) e Tiago Ribeiro (UnB) irão apresentar sobre a politização da agenda florestal e climática no Brasil.

Seguindo a mesma linha, a palestra de encerramento (por vídeoconferência) será proferida pela professora Naomi Oreskes (Harvard University) que irá falar sobre como o ceticismo climático nos EUA tem sido mobilizado para atender interesses económicos específicos.

(Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT)