Colegiado convida professores de Medicina para Oficina de Capacitação

17 de fevereiro de 2016

oficina de capacitaçãoNo próximo dia 22, segunda-feira, acontecerá a “Oficina de Capacitação Docente: Aprendizagem ativa em grandes grupos” para apresentar e discutir com professores novas estratégias de ensino. Marcado para às 13h30, na sala 128 da Faculdade de Medicina da UFMG, o encontro é uma iniciativa do Colegiado de Medicina da Unidade, com apoio da Diretoria e em parceria com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Médica.

Voltado, principalmente, aos coordenadores de período e de disciplinas e professores em estágio probatório, a oficina também é aberta a todos os docentes do curso de Medicina da UFMG.

Segundo a coordenadora do Colegiado e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Alamanda Kfoury, é importante que os alunos consigam desenvolver seus conhecimentos de uma forma integral. “Essa reunião é uma oportunidade de melhorar o ensino integrado dos estudantes, criando relações entre o que é ensinado em cada disciplina ou período”, diz.

Alamanda afirma que a oficina vai contar, por exemplo, com a demonstração da “Team Based Learning”, técnica que propõe a resolução de questões em grupos de estudantes. “Dessa forma os alunos podem realizar atividades práticas que provoquem a reflexão e utilização dos seus diversos conhecimentos, ao invés da exclusiva transmissão do conhecimento pelo professor”, destaca.

Entre os palestrantes do encontro estarão professores habituados a novas técnicas de ensino e aprendizagem: Alamanda Kfoury; as professoras do Departamento de Pediatria da Faculdade, Keyla Christy Cunha e Cristina Alvim; a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Eliane Gontijo; a professora do Departamento de Propedêutica, Rosa Malena; e a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Leonor Guerra.