Colonização do espaço é tema da História da Medicina


07 de maio de 2019


Os avanços tecnológicos advindos da exploração espacial serão discutidos na próxima aula aberta História da Medicina, realizada em 10 de maio, das 11h30 às 12h30, na sala s146, andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG. O encontro, promovido pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), será ministrado pelo astrônomo autodidata e professor aposentado da UFMG, Bernardo Riedel.

De acordo com o professor, durante a aula também serão apresentados os benefícios dos estudos e projetos espaciais para a sociedade. Mesmo parecendo um tema distante, Bernardo conta que a colonização está muito próxima da vida cotidiana.

“Quando vemos na TV um noticiário com repórteres falando de diversos locais do mundo, quase sempre ao vivo, isto somente é possível graças a satélites geoestacionários que orbitam nosso planeta a 40.000 km de distância”, explica o professor.

Para Bernardo, conhecer o tema, mesmo que de maneira mais superficial, é importante para a compreensão de novas áreas médicas, como a Medicina Espacial. Essa área consiste prática de medicina em astronautas no espaço exterior para assegurar que eles trabalhem num ambiente seguro.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106