Com primeira dose para três voluntários, UFMG e MCTI iniciam estudos clínicos da SpiN-TEC

Evento na Faculdade de Medicina apresentou nova etapa de desenvolvimento do primeiro imunizante brasileiro.

29 de novembro de 2022 - , , , , ,

O estudante João Vítor Carvalho recebeu a primeira dose dos testes clínicos da SpiN-TEC. Foto: Imagem: TV UFMG

Os primeiros três participantes voluntários dos ensaios clínicos (em seres humanos) da vacina SpiN-TEC MCTI UFMG, contra a covid-19, receberam na manhã de hoje (sexta, 25 de novembro) a primeira dose da fase 1 dos testes. Essa etapa de desenvolvimento da SpiN-Tec, primeiro imunizante desenvolvido com tecnologia e insumos nacionais e financiamento de instituições brasileiras, foi iniciada em evento na Faculdade de Medicina da UFMG, que vai sediar os ensaios clínicos, por meio da unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas.

O mestrando em Microbiologia da UFMG João Vítor Rodrigues Carvalho recebeu a primeira dose, que foi aplicada pelo médico e secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales. “Me apresentei como voluntário porque acho que é um dever de cidadão e porque sei como esse trabalho é importante. Trata-se de um marco para a ciência brasileira”, disse o estudante.

A SpiN-TEC vem sendo desenvolvida no CTVacinas da UFMG, em parceria com a Fiocruz Minas. Para as etapas de ensaios pré-clínicos e clínicos de fase 1 e 2, o MCTI investiu R$ 16 milhões; todo o processo contou com apoio financeiro de outras fontes, como a Prefeitura de Belo Horizonte, o governo de Minas Gerais e parlamentares nos níveis estadual e federal.

A expectativa é de que o imunizante seja eficaz contra novas variantes do Sars-CoV-2, o novo coronavírus, uma vez que a estratégia de sua concepção é baseada numa proteína do vírus que não muda de uma variante ou subvariante para outra. A primeira etapa do processo iniciado hoje será concluída em sete dias, depois de verificadas possíveis reações adversas nos três voluntários.

Até março de 2023, os 72 pacientes da fase 1 terão recebido as doses. O objetivo é avaliar dose ideal e imunogenicidade. Na fase 2, 360 voluntários serão incluídos, para definição de esquema de doses e verificação de segurança expandida. A fase 3, que deverá ser encerrada até o primeiro semestre de 2024, vai avaliar a eficácia do imunizante. O recrutamento de voluntários está aberto.

Leia mais no site da UFMG.

Itamar Rigueira Jr. (Centro de Comunicação da UFMG) | Com assessorias de imprensa do MCTI e da UFMG