Combate ao Fumo


28 de agosto de 2009


29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo que, este ano, volta a chamar a atenção sobre os problemas do fumo passivo com o tema “Quem não fuma não é obrigado a fumar”.

Alertando a população sobre os riscos que o cigarro apresenta para fumantes e não-fumantes, entre os dias 31 agosto a 4 de setembro, o programa Saúde com Ciência vai reprisar a série “Pare de Fumar e tenha mais saúde”.

Tratamento e prevenção são discutidos por especialistas de várias áreas no programa que vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), diariamente, às 5h, às 8h e às 18h. Ele também pode ser ouvido nas rádios conveniadas do interior de Minas Gerais (+), e no site da Faculdade de Medicina da UFMG (acesse).

Tabagismo
O cigarro é, sem dúvida, um grande problema de saúde pública global. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído no Brasil por lei (Lei Federal n° 7488, em 11 de junho de 1986). A Faculdade de Medicina da UFMG é um “Ambiente Livre de Tabaco” desde 2005.

Este ano, a data ganha maior importância, uma vez que diversos estados brasileiros já aprovaram leis mais específicas e restritivas de proibição do fumo e seus derivados em ambientes públicos e fechados.

No Brasil, o cigarro é responsável pela morte de pelo menos sete não fumantes por dia. Estimam-se que cerca de 200 pessoas morram por ano por causa do fumo. O cigarro possui cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem riscos à saúde do fumante.

Além das mais conhecidas, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, a fumaça contém também substâncias radioativas, como polônio 210 e cádmio (encontrados em baterias de carros).

Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo passivo está entre as três principais causas de morte evitável no mundo, ao lado de tabagismo ativo e consumo excessivo de álcool.

O programa
O Saúde com Ciência tem apoio da Casu, CNPq e vários parceiros.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira, 31/8
Males do fumo
Entrevistada: Dra. Maria das Graças de Oliveira, pneumologista pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG.

Terça-feira, 01/9
Tratamentos e prevenção
Entrevistada: Profa. Valéria Augusto, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira, 02/9
Mortes no Brasil devido ao tabagismo
Entrevistado: Dr. Paulo César Rodrigues, pneumologista e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira, 03/9
Não fume em locais fechados públicos
Entrevistada: Profa. Maria Aparecida Martins, chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, 04/9
Como parar de fumar
Entrevistado: Dr. Luiz Fernando Pereira, pneumologista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Leia mais
Estudo inédito contabiliza mortes causadas pelo fumo – 27/09/08

Leia também
Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (Site do Ministério da Saúde)

Folheto de Combate ao Fumo (PDF)