Comissão eleitoral homologa candidatos à Reitoria

11 de setembro de 2013

Foram homologadas na tarde dessa terça-feira, 10, pela Comissão Eleitoral, as candidaturas das três chapas inscritas para concorrer à próxima gestão da reitoria da UFMG. Também foi definida, por meio de sorteio, a ordem das chapas nas cédulas eleitorais: a chapa 1 é a do candidato Wander Emediato de Souza (Letras) e sua vice, Rosilene Horta Tavares (FaE). A chapa 2 é encabeçada por Jaime Arturo Ramírez (Engenharia), tendo como vice Sandra Regina Goulart Almeida (Letras). Já a chapa 3 é composta por José Nagib Cotrim Árabe (ICEx) e Paulo Sérgio Lacerda Beirão (ICB).

Durante o sorteio e a homologação das chapas, o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Bretas, apresentou as regras para os três debates previstos no calendário eleitoral, a serem realizados nos dias 2, 9 e 16 de outubro.

Cada debate será composto por quatro blocos, sendo o primeiro de exposição dos planos de trabalho das chapas (45 minutos), o segundo de debate entre os candidatos (72 minutos), o terceiro de debate dos candidatos com o plenário (84 minutos) e o último destinado às considerações finais (30 minutos). Os debates serão gravados em vídeo e as gravações poderão ser solicitadas pelas chapas.

As sugestões a respeito das regras apresentadas deverão ser enviadas formalmente pelos candidatos à Comissão Eleitoral até as 17h da terça-feira, dia 17.

Consulta
A consulta à comunidade universitária ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro. O voto não é obrigatório. Além dos servidores dos quadros permanentes de pessoal (em exercício efetivo) e alunos, são considerados votantes os professores eméritos.

O resultado da consulta oferecerá subsídios ao Colégio Eleitoral para elaboração de lista tríplice para escolha do novo reitor e vice-reitor. O vencedor do pleito encabeçará a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor. O Colégio é formado pelos representantes dos Conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores.

(Centro de Comunicação da UFMG)