Comissão Permanente apresenta propostas para promover a saúde mental na Universidade

08 de agosto de 2019 - , ,

Professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora das visitas, Teresa Cristina, conduziu o debate. Foto: Laryssa Campos

A Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG esteve na Faculdade de Medicina nessa quarta-feira, 7 de agosto, para apresentar as políticas e diretrizes já existentes na Universidade, assim como discutir novas propostas para a temática. Essa ação faz parte de uma série de visitas que estão sendo realizadas pelo grupo nas diferentes unidades da UFMG. Na oportunidade, a professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora das visitas, Teresa Cristina Kurimoto, elogiou a atuação da Faculdade, através do Napem, apontando-a como referência na atuação sobre a saúde mental, principalmente quando se trata de lidar com casos urgentes. “Hoje a Universidade se inspira muito nas experiências que vocês têm”, discorreu.

Para além da urgência, os presentes lembraram-se da necessidade de uma cultura de acolhimento que envolva alunos e funcionários com o objetivo de prevenir. “A gente vem, enquanto comissão, convidar as pessoas para olhar as questões por outro lado”, disse Tereza. “As urgências existem, exigem a intervenção de um saber especializado, mas existe uma série de outras questões que antecedem essas urgências que dizem respeito a nós todos, independente da área de conhecimento da qual a gente se apropria”, continuou.

Pensando nisso, nos princípios da saúde mental, a professora afirmou que a UFMG tem investido na ideia de uma universidade acolhedora. “Não é só ter espaços. É lógico que os espaços e os trabalhos de acolhimento são fundamentais. Mas antes de qualquer coisa, o acolhimento precisa ser uma postura da universidade”, pontuou. “Agora temos trabalhado cada vez mais essa questão da inclusão e do acolhimento das questões que estavam, até então, invisibilizadas. Então temos tentado delimitar onde que esse acolhimento depende de um saber específico e onde que é uma característica mais humana, da convivência, do cotidiano, que diz respeito a nós todos”, completou.

Ela ressaltou a importância do enfrentamento da cultura do individualismo, autoritarismo e produtivismo como ação essencial para a criação de um espaço saudável nas universidades. Além disso, Tereza anunciou a proposta da UFMG de construir um site para centralizar a divulgação das informações relativas às estratégias de saúde mental.

O evento ainda contou com a participação dos alunos com suas propostas e questionamentos, os quais também lembraram do Ponto de Encontro, projeto da Faculdade que visa atender demandas e dificuldades emocionais de todos os seus funcionários, seja servidores ou terceirizados, nas questões que impactam no ambiente de trabalho.

Leia mais: Faculdade inicia projeto de acolhimento para funcionários da Instituição.