Congresso Brasileiro de Fono premia trabalhos da UFMG

08 de novembro de 2012

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG foi o que mais recebeu prêmios durante o 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Dos 30 prêmios entregues, oito foram para pesquisas desenvolvidas na Faculdade, o que corresponde a quase 25% do total.

Com o tema “Ciência e Profissão”, o evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), reuniu fonoaudiólogos do Brasil e do exterior e estudantes da área para trocar experiências e debater assuntos relacionados à profissão.

De acordo com a professora do curso de Fonoaudiologia, Amélia Augusta Friche, o Congresso nacional apresentou uma programação consistente, com aproximadamente 400 palestrantes, entre os quais vários professores do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Alunos do curso apresentaram trabalhos orais e pôsteres ligados às cinco grandes áreas de atuação – audição, motricidade orofacial, saúde coletiva, voz e linguagem.

Para a professora, o evento foi bem organizado, tanto em termos científicos como em termos da escolha dos espaços e cumprimento dos horários. “Assuntos importantes foram contemplados, como a inserção da Fonoaudiologia na atenção básica e o pró e pet saúde nas universidades públicas e privadas de todo o Brasil”, observou. O evento confirmou o crescimento da Fonoaudiologia e a amplitude de atuação do profissional, que atualmente trabalha em ambientes diversos como escolas, hospitais, empresas, entre outros.

Confira a lista completa dos trabalhos premiados.

(Atualizada em 09/11/2012)