Congresso de Fonoaudiologia retoma tradição após cinco anos

Evento é um dos maiores do campo no país, abordando as principais áreas da Fonoaudiologia.

14 de fevereiro de 2023 - , ,

Apresentação de resumos durante a edição anterior do Congresso. Foto: Arquivo/Faculdade de Medicina da UFMG.

A Faculdade de Medicina da UFMG promove o 4º Congresso de Fonoaudiologia nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2023. Essa edição marca a retomada do evento, um dos principais do país na área da Fonoaudiologia.

O tema do evento é “Ciência, compromisso social e democratização do conhecimento”. A professora do Departamento de Fonoaudiologia (FON), Aline Mourão, preside o Congresso. Ela comenta sobre a expectativa dos pesquisadores. “Já se foram quase cinco anos sem esse evento. Ele ocorria de dois em dois anos, mas, por causa da pandemia, a última edição foi a de 2018”, explica.

O objetivo é promover a atuação científica e profissional para estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da Fonoaudiologia e áreas afins, como otorrinolaringologia, pediatria, pedagogia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional. “A programação é bem ampla e contempla diversos setores da saúde”, pontua a professora.

Entre os temas que serão abordados estão alguns dos tópicos mais atuais da área: a ética e clínica da telefonoaudiologia; fonoaudiologia no ambiente escolar; o uso de plataformas para avaliação e reabilitação vestibular; desafios na clínica vocal; determinantes sociais e racismo na assistência em saúde; libras; eletroestimulação e fotobiomodulação nas disfonias, motricidade orofacial e disfagia; entre outros.

Entre os impactos da pandemia, a professora Aline Mourão destaca  as mudanças da regulamentação da telefonoaudiologia e o afastamento de crianças do convívio social e das interações nas escolas, com impacto na linguagem.

Um dos principais diferenciais do evento é o fato de abordar as principais subáreas da Fonoaudiologia.

O 4º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG é realizado pelo Departamento de Fonoaudiologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Até a publicação desta notícia o evento conta com o apoio diamante do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região (Crefono 6) e está aberto para apoios nas cotas diamante, ouro e prata.

Inscrições

As inscrições do primeiro lote para participantes vão até o dia 26 de março. Há condições especiais para estudantes assistidos pela FUMP e recém-formados.

Os interessados em participar como apresentadores de trabalhos científicos podem enviar os resumos para a análise da comissão científica do evento. As inscrições dos resumos serão feitas, exclusivamente, pelo site do congresso, em formulário específico. A data limite é dia 6 de março.

A programação e as taxas de inscrição por categoria estão disponíveis no site oficial do Congresso.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-9771 ou pelo e-mail 4congressofonoufmg@gmail.com